Apresentação e Objetivos

Postgraduate Students Experience (STUDX) consiste em um evento de um dia realizado durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Estudantes de doutorado e de mestrado são reunidos para apresentar, discutir e receber feedbacks sobre suas pesquisas ​ relacionadas a tópicos de Informática na Educação em um ambiente colaborativo e interdisciplinar de excelência. Os principais objetivos da STUDX são:

  • Oferecer aos participantes feedbacks construtivos sobre sua pesquisa e futuros direcionamentos
  • Fomentar uma comunidade colaborativa de estudantes de pós-graduação s ​ tricto ​ sensu e um espírito colaborativo de pesquisa
  • Proporcionar uma oportunidade dos doutorandos e mestrandos interagirem com pesquisadores e especialistas experientes
  • Oferecer formação complementar abrangendo temas relevantes ao desenvolvimento de pesquisas de excelência por meio do ​ Research Excellence Training

Os participantes terão 10 minutos para a apresentação do trabalho e 20 minutos para a discussão, mediada por profissionais experientes e com a colaboração de outros alunos participantes.


Seleção, Submissão e Publicação dos Trabalhos

Submissão de trabalhos

Para fins de submissão, são considerados adequados todos os tópicos contemplados nas demais trilhas do SBIE. No STUDX, as submissões não são anônimas. Espera-se que os trabalhos submetidos possuam um plano de pesquisa claramente estabelecido, de maneira que seja se possa visualizar o progresso da pesquisa. As submissões seguem o template do CBIE, entre 3-5 páginas, e devem apresentar:

  • O título da pesquisa, o nome do estudante de doutorado/mestrado, o nome do orientador e da instituição e a quantidade de meses de desenvolvimento do trabalho;
  • Apresentar a motivação para o estudo, indicando claramente o problema abordado e a sua relevância;
  • Formular claramente a questão de pesquisa;
  • Explanar a solução e a metodologia de pesquisa propostas para a resolução do problema;
  • Apresentar quais são os resultados esperados;
  • Descrever as contribuições esperadas para área do conhecimento e descreva como a pesquisa é inovadora, original ou amplia as abordagens existentes para um problema;
  • Indicar apropriadamente as contribuições de consultores ou colaboradores que não sejam estudantes;

IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até o dia 15/09/2019. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.


Research Excellence Training

Um momento intenso, realizado durante o Postgraduate Students Experience​ , especialmente projetado para instrumentalizar os estudantes de mestrado e doutorado para o desenvolvimento de pesquisas de excelência em Informática na Educação. As vagas são prioritariamente para os participantes da Trilha, incluindo o Comitê de Programa. Caso haja vagas remanescentes, serão oportunizadas para alunos de mestrado e doutorados que sejam autores de trabalhos aprovados no CBIE. Maiores detalhes sobre a programação e sobre a participação serão divulgadas em breve.


Datas Importantes

  • Data limite para submissão dos trabalhos: 17/07/2019   24/07/2019
  • Data limite para divulgação dos resultados: 17/08/2019  26/08/2019
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15/09/2019  20/09/2019

*Serão aceitas apenas submissões feitas até as 23:55 da data limite correspondente.


Coordenação do Postgraduate Students Experience - STUDX


Termo de Autorização de Publicação

Os autores dos artigos publicados na SBCOpenLib retém os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do Termo de Autorização de Publicação


Inscrição no CBIE 2019

Clique no botão a seguir para realizar a sua inscrição no evento Inscrição


Programação do SBIE - Trilha STUDX: Sala Pindorama

1
Horário Trabalho
Autores
2
8:30 - 8:40 Pensamento Computacional como intervenção para desenvolvimento cognitivo em idosos Daniel Lucena (UFRN)
3
8:40 - 8:50 Ensinando/Praticando Mindfulness por meio do Pensamento Computacional para Alunos do Ensino Fundamental Felipe Faustino de Souza (UFS)
4
8:50 - 9:00 Utilização do Ensino Híbrido na Capacitação em serviço de servidores públicos: Uma proposta em um instituto Federal de ensino Igo Joventino Dantas Diniz (UFRN)
5
9:00 - 9:10 Discussão
6
9:10 - 9:20 O impacto do conteúdo de matemática da plataforma Khan Academy no desempenho de alunos do Ensino Fundamental Ynessa Santos (UFRN)
7
9:20 - 9:30 Um Plugin para Aprendizagem de Lógica e Programação no Portugol Studio Baseado em Sistemas Adaptativos com Trilhas de Aprendizagem Adson Esteves (UNIVALI)
8
9:30 - 9:40 Modelo conceitual para adaptação contínua de elementos de gamificação em ambientes educacionais Vinícius Lopes (UFSM)
9
9:40 - 9:50 Discussão
10
9:50 - 10:00 Learning Analytics aplicado ao curso online da Língua Brasileira de Sinais de uma Instituição de Ensino Superior Cristiano Pitangui (UFSJ)
11
10:00 - 10:10
RPGJEIS: Uma Ferramenta De Autoria De Jogos Educativos Do Gênero Role-Play Game Para o Auxílio Do Letramento De Crianças Surdas Ludmilla Galvão (UFPR)
12
10:10 - 10:20
Visualização de informações para acompanhamento de alunos em ambientes de aprendizagem eletrônica Maylon Macedo (UFSCAR)
13
10:20 - 10:30
Discussão
14
10:30 - 10:40
O uso de Laboratório Remoto e Realidade Aumentada para apoiar a aprendizagem experiencial de Física Priscila Nicolete (UFRGS)
15
10:40 - 10:50
Framework para produção de dados educacionais conectados Bruno Penteado (UNESP)
16
10:50 - 11:00
What are Teachers Needs Concerning Augmented Reality Digital Authoring Tools? Manoela Milena Oliveira da Silva (UFPE)
17
11:00 - 11:10
Discussão
18
11:10 - 11:20
Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Ciência da Computação Carolina Moreira Oliveira (UFPR)
19
11:20 - 11:30
Um Modelo de Programação Visual Acessível para Cegos Marcos Devaner Nascimento (USP)
20
11:30 - 11:40
Um modelo para personalização de aprendizagem baseado em Gamificação e Learning Analytics Aline de Campos (UFRGS)
21
11:40 - 11:50
Discussão
22
11:50 - 12:00
Um modelo de habilidades em avaliação adaptativa com questões não dicotômicas utilizando espaço do conhecimento baseadas em competências Emerson Alencar (UFRN)
23
12:00 - 12:10
Competências docentes em matemática por meio do ensino híbrido: um olhar para a recomendação pedagógica Núbia Guimarães (UFRGS/IFRS)
24
12:10 - 12:20
Plataformas digitais na educação básica e os desdobramentos na formação do professor - a ágora para assimilação da cultura digital e promoção de práticas inovadoras Jaime Junior (UFPE)
25
12:20 - 12:30
Discussão
25
25
14h - 14h30
O que é Divulgação Científica?
25
25
14h30 - 15h
Narrativas para Comunicação Científica
25
25
15h - 17h30
Research Excellence Training
comments powered by Disqus