Apresentação e Objetivos

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e desde então tem sido realizado anualmente. A partir de 2012 passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.

O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação.


Trilhas do SBIE 2019

Podem ser submetidos Artigos Completos nos Idiomas Português, Inglês ou Espanhol em uma das trilhas a seguir.


Trilha 1: Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem

Coordenadores:

Submissão de trabalhos

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tecnologia wireless, móvel e ubíqua em sistemas para ensino/aprendizagem;
  • Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendizagem;
  • Métodos, padrões e repositórios de recursos educacionais digitais;
  • Hardware e plataformas para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
  • Arquiteturas pedagógicas para educação a distância;
  • Ambientes, metodologias e sistemas de autoria para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
  • Ambientes e sistemas para para aprendizagem formal, informal e não-formal;
  • Internet das coisas aplicada ao ensino/aprendizagem;
  • Ecossistemas digitais de aprendizagem;
  • Design de currículo em ambientes e sistemas para ensino/aprendizagem;
  • Metodologias para avaliação da qualidade de recursos e tecnologias educacionais digitais;
  • Engenharia de software e gerência de projetos de software educacional;
  • Métodos, padrões e processos de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais para ensino/aprendizagem;
  • Estratégias e ferramentas para medição e avaliação do aprendizado;
  • Modelos, técnicas e métodos para medição do uso, adoção e aceitação de tecnologias educacionais;
  • Robótica educacional.

Trilha 2: Ludificação Digital do Ensino/Aprendizagem

Coordenador: Dr. Marcelo da Silva Hounsell, UDESC, marcelo.hounsell@udesc.br

Submissão de trabalhos

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Ambientes para desenvolvimento de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim para apoiar o processo ensino/aprendizagem;
  • Método, análise, projeto e desenvolvimento de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim educativos;
  • Avaliação do ensino/aprendizagem a partir de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim;
  • Jogos digitais (ativos, locativos, etc.) para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Jogos sérios para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Realidade virtual e mista (aumentada, cruzada, etc.) para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Mundos virtuais 2D/3D para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Ambientes para gamificação para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Método, análise, projeto e desenvolvimento de gamificação para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Avaliação da gamificação no apoio ao ensino/aprendizagem.

Trilha 3: Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade

Coordenadora: Dra. Taciana Pontual Falcão, UFRPE, tacianapontual@gmail.com

Submissão de trabalhos

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Projeto e avaliação de interfaces com foco no ensino/aprendizagem;
  • Visualização de informação em sistemas para ensino/aprendizagem;
  • Design participativo de tecnologias educacionais;
  • Interfaces de hardware e/ou software para educação especial;
  • Design inclusivo em educação;
  • Interfaces multimodais;
  • Avaliação de acessibilidade de tecnologias educacionais;
  • Diretrizes e recomendações de design para a acessibilidade de tecnologias educacionais;
  • Tecnologias assistivas em processos educacionais;
  • Aspectos sociais, motivacionais e afetivos em ambientes computacionais para ensino/aprendizagem.

Trilha 4: Sistemas Inteligentes para a Promoção do Ensino e da Aprendizagem

Coordenador: Dr. Ranilson Paiva, UFAL, ranilsonpaiva@ic.ufal.br

Submissão de trabalhos

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tutoria inteligente e scaffolding;
  • Sistemas baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes;
  • Sistemas adaptativos e personalização;
  • Sistemas de gerência de conteúdo;
  • Mineração de dados, texto e web;
  • Learning analytics;
  • Representação e análise de discurso;
  • Manipulando incerteza e múltiplas perspectivas em ambiente educacional;
  • Recuperação da informação para apoio ao professor/estudante;
  • Modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas;
  • Modelagem de contextos;
  • Padrões tecnológicos para conteúdos, portfólios, informação de aprendiz, competências;
  • Aplicações educacionais e dados ligados;
  • Uso de ontologias;
  • Smart learning environments (ambientes inteligentes para aprendizagem);
  • Apoio à tomada de decisões pedagógicas.

Trilha 5: Aprendizagem Colaborativa Mediada por Tecnologia (CSCL)

Coordenadora: Dra. Elaine Harada T. Oliveira, UFAM, elaine@icomp.ufam.edu.br

Submissão de trabalhos

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos de CSCL;
  • Resultados empíricos do uso de CSCL (estudos de caso e de campo);
  • Tecnologias móveis e não-convencionais (ex.: tabletops, mobílias, wearables) para aprendizagem colaborativa;
  • Sistemas inteligentes/adaptativos para apoiar a tutoria/acompanhamento em ambientes CSCL;
  • Projeto de aprendizagem e abordagens de formalização para apoiar a perspectiva CSCL;
  • Apoio a comunidades de aprendizagem baseadas na web com ferramentas CSCL;
  • Uso de mídias sociais em cenários CSCL;
  • Co-construção de recursos educacionais abertos e MOOCs conectivistas;
  • Conexão de recursos digitais e físicos para aprendizagem colaborativa;
  • Internet das Coisas (IoT) em CSCL;
  • Agentes pedagógicos para apoiar a perspectiva CSCL;
  • Colaboração, competição e conflito em jogos educacionais, gamificação de cenários CSCL;
  • Ensino e aprendizagem de competências do século 21 relacionadas a aspectos CSCL;
  • Avaliação e revisão por pares.

Orientações aos Autores

Os artigos submetidos ao SBIE devem posicionar o trabalho apresentado (pesquisa ou estado da arte) em relação aos trabalhos relacionados veiculados na literatura especializada, mostrando a necessidade para uma abordagem nova ou o aprimoramento de uma existente. Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica.

As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, através do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Da mesma forma, no corpo do artigo devem ser omitidas as informações que permitam a identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados).
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.

Avaliação e Critérios de Revisão

A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/SBIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double blind review) e cada artigo será analisado por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.

Os trabalhos submetidos devem contemplar um posicionamento sobre uma teoria da aprendizagem e mostrar como estes são aplicados na prática educacional. Devem demonstrar a qualidade acadêmica avaliada pela solidez da metodologia utilizada, pela qualidade/profundidade da fundamentação teórica e pela qualidade/profundidade da análise e da discussão dos resultados. Além disso, estes trabalhos devem manter um alto nível de qualidade acadêmica, refletindo sobre como este trabalho estende ou se distingue de outros trabalhos semelhantes.

Aspectos a serem avaliados nos textos completos:

  • Aderência ao evento / trilha: O artigo se adequa ao SBIE? O artigo adequa aos temas da trilha?
  • Fundamentação pedagógica e / ou tecnológica: Como o trabalho (pesquisa ou estado da arte) se apoia em teorias pedagógicas ou em novo uso de tecnologia para apoiar o ensino e a aprendizagem?
  • Originalidade: Como a pesquisa (ou estado da arte) contribui para inovação no uso de tecnologias digitais na educação?
  • Contribuição do trabalho: Como a proposta submetida (pesquisa ou estado da arte) contribui para os avanços na área de Informática na Educação?
  • Qualidade científica: O trabalho (pesquisa ou estado da arte) foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação às alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
  • Contexto: Com que eficácia relaciona o trabalho proposto (pesquisa ou estado da arte) aos trabalhos relacionados, demonstrando um forte conhecimento do contexto da trabalho?
  • Qualidade técnica do texto: Clareza, organização e rigor de linguagem em que o texto está escrito.
  • Avaliação global: Reflete a combinação os itens anteriores.

Apresentação e publicação dos trabalhos selecionados

O artigo que for aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:

  1. pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado;
  2. os autores incluam na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);

IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até o dia 15/09/2019. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.

Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente em sessões técnicas durante o evento.


Datas Importantes

  • Data limite para submissão dos artigos: 16/06/2019   07/07/2019   10/07/2019
  • Notificação de aceitação dos artigos completos: 31/07/2019   15/08/2019
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 30/08/2019
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15/09/2019

*Serão aceitas apenas submissões feitas até as 23:55 da data limite correspondente.


Coordenação do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)


Termo de Autorização de Publicação

Os autores dos artigos publicados na SBCOpenLib retém os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

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Inscrição no CBIE 2019

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Programação SBIE

Versão para download: Programação SBIE em formato Excel


Trilha 1: Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem
1
11 de Novembro - Sala Porto Seguro 1
2
ST1 Ensino de Programação e Computação 8:30 - 8:40 Conduzindo os alunos a resolverem exercícios de programação através da verificação de seus objetivos durante a execução do programa Adilson Vahldick, Gabriel Naoto Ymai Pereira
3
8:40 - 8:50 Analyzing the Impact of Programming Mistakes on Students' Programming Abilities Antonio Santos Júnior, Jorge César Abrantes de Figueiredo, Dalton Serey
4
8:50 - 9:00 O uso de corretores automáticos para o ensino de programação de computadores para alunos de engenharia Palloma Brito, Reinaldo Fortes
5
9:00 - 9:10 Mensagens estendidas de feedback em um juiz online para alunos de introdução à computação: resultados preliminares Joseph de Oliveira, Elaine Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, David Fernandes
6
9:10 - 9:30 Discussão
7
ST2 Cursos Onlinee Internet das Coisas 9:30 - 9:40 Rationale in Forum Discussions as Support for Software Upgrading of Online Course Platforms Tiago Clementino, Antão Moura
8
9:40 - 9:50 Internet das Coisas aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático Raul Oliveira,Venilton FalvoJr, Ellen Francine Barbosa
9
9:50 - 10:00 Hold Up: Modelo de Detecção e Controle de emoções em Ambientes Acadêmicos Gabriel Silva, Victor Stroele, Mário Dantas, Fernanda Campos
10
10:00 - 10:10 On the way for materializing cMOOC requirements: an experience dealing with plugins on Moodle Platform Filipe Garrido, Neyla Fontan, Felipe Abreu, Rita Suzana Pitangueira Maciel
11
10:10 - 10:30 Discussão
12
ST3 Pensamento e Robótica Computacional 10:30 - 10:40 Uma Análise do Sequenciamento Pedagógico no Ensino de Computação na Educação Básica Nathalia Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Jean Hauck, Adriano Borgatto, Dalton Andrade
13
10:40 - 10:50 Aplicativo Móvel para Ensino de Programação Utilizando Laboratório Remoto Lucas Amaral, Maı́sa Lopes
14
10:50 - 11:00 Zerobot e Emoti-SAM: Avaliando aulas de Matemática sob o contexto do Pensamento Computacional e Robô Programável Yuri Padua, Siovani Felipussi
15
11:00 - 11:10 Ensino do Pensamento Computacional por meio de Internet das Coisas: Possibilidades e Desafios Gelson Schneider, Clodis Boscarioli, Flavia Bernardini
16
11:10 - 11:30 Discussão
17
ST4 Ambientes e sistemas para para aprendizagem formal, informal e não-formal 11:30 - 11:40 Small Private Online Courses in Computing Learning: evidence, trends and challenges Jorge Prates, Rogerio Garcia, José Maldonado
18
11:40 - 11:50 Google, se reordene e me ajude a aprender: Critérios de relevância para reordenar resultados de busca como um processo de aprendizagem Cleber Pinelli, Marcelo Tibau, Sean Siqueira
19
11:50 - 12:00 Um Modelo para Assistência Educacional Ubíqua orientado a Doenças Crônicas Não Transmissíveis Andrêsa Larentis, Débora Barbosa, Carla Silva, Jorge Barbosa
20
12:00 - 12:10 Requisitos para adaptação de ambientes MOOC sob diferentes perspectivas educacionais Virgínia Venega, Filipe Garrido, Rita Suzana Pitangueira Maciel
21
12:10 - 12:30 Discussão
22
ST5 Pensamento e Robótica Computacional 14:00 - 14:10 O desenvolvimento do Pensamento Computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura Ramon Leite, Fabiula Souza, Cecy Maria Brito, Caroline Queiroz Santos, Maria Villela
23
14:10 - 14:20 Linguisticun: Uma Ferramenta de Auxílio ao Ensino da Língua Portuguesa e à Linguística Computacional Rosaine Fiorio, Paulo Varela, Jhonnatan Ricardo Semler, Michel Albonico
24
14:20 - 14:30 Pensamento Computacional: Panorama dos Grupos de Pesquisa no Brasil Rozelma França, Patrícia Tedesco
25
14:30 - 14:40 Um estudo de Interação a Longo Prazo com Aulas de Matemática usando Robôs Maria Luíza Telles, Adam Moreira, Roseli Ap. Francelin Romero
26
14:40 - 15:00 Discussão
27
ST6 Metodologias para avaliação da qualidade de recursos e tecnologias educacionais digitais 15:00 - 15:10 Análise de critérios do processo de curadoria de RED em plataformas digitais: uma perspectiva comparativa Alexandre Ladvig, Ana Leticia Amaral, Julia da Rocha, Marina Bazzo Espindola, Diego França Vieira, Roseli Zen Cerny
28
15:10 - 15:20 STEAM and Digital Storytelling: a case study with high school students in the context of Education 4.0 Deivid Eive dos Santos Silva, Natasha Valentim, Marialina Corrêa Sobrinho
29
15:20 - 15:30 Analise do Modelo BKT na Avaliacão da Curva de Aprendizagem de Alunos de Algoritmos Antonio Carlos Raposo, Djefferson Maranhão, Carlos Soares Neto
30
15:30 - 15:40 Análise quantitativa da concordância entre pares de avaliadores de recursos digitais educacionais: um estudo de caso com dados do repositório Merlot Mayara Sousa Stein, Cristian Cechinel, Vinicius Ramos
31
15:40 - 16:00 Discussão
32
ST7 Estratégias e ferramentas para medição e avaliação do aprendizado 16:30 - 16:40 Soluções Computacionais para Avaliação da Aprendizagem por Mapas Conceituais: um Mapeamento Sistemático Silvio Boss, Ecivaldo Matos, Aline Andrade
33
16:40 - 16:50 Um estudo comparativo entre dois modelos que estimam a habilidade dos estudantes: ELO e Teoria de Resposta ao Item Fabiana Zaffalon, André Prisco Vargas, Ricardo L. de Souza,
Jean Bez, Neilor Tonin, Silvia Silva da Costa Botelho
34
16:50 - 17:00 Analysis of questionnaires for Virtual Learning Environments based on Item Response Theory Oscar Ortegón Romero, Leandro Wives, Guilherme Medeiros Machado
35
17:00 - 17:10 Um Modelo para Avaliação do Conhecimento Acadêmico com Base em Unidades Conceituais Marcio Feitosa, Nizam Omar
36
17:10 - 17:30 Discussão
37
12 de Novembro - Sala Santa Cruz1
38
ST23 Estratégias e ferramentas para medição e avaliação do aprendizado 8:30 - 8:40 O Uso do Sistema Tutor Inteligente MAZK Aplicado no Ensino Fundamental I Edilene Valeriano, Alessandra Corrêa, Eliane Pozzebon
39
8:40 - 8:50 Uso de Alinhadores Forçados para Avaliação Automática em Larga Escala da Fluência em Leitura Jorão Gomes Jr., Warley Almeida Silva, João Souza,
Eduardo Barrére, Jairo Souza
40
8:50 - 9:00 Estimação de Índices de Aprovação e Reprovação Escolar do Ensino Médio Ricardo Neves Junior, Rafaella Leandra Souza do Nascimento,
Roberta Andrade de Araújo Fagundes Fagundes, Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
41
9:00 - 9:10 Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle Eduardo Cruz, Edson Pimentel, Juliana Cristina Braga Braga, Wagner Botelho
42
9:10 - 9:30 Discussão
43
ST24 Laboratórios Remotos, Simuladores e Plataformas Abertas 9:30 - 9:40 Desenvolvimento de Laboratório Remoto Utilizando Módulo Didático para Ensino de Microcontroladores Flávio Henrique Toribio Destro, Fabio Iaione"
44
9:40 - 9:50 YPEDUC: Uma adaptação de Metodologia Ágil para o Desenvolvimento de Software Educativo Angélica Medeiros
45
9:50 - 10:00 Análise de Sentimento na Educação: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Míria Bóbó, Fernanda Campos, Victor Stroele, José David, Regina Braga
46
10:00 - 10:10 Mental Workload Impact of a Visual Language on Understanding SQL Queries Edson Silva, Natália Franco, Marcio Ferro, Robson Fidalgo
47
10:10 - 10:30 Discussão
48
ST25 Aprendizagem Adaptativa 10:30 - 10:40 Captura e Visualização das Trajetórias de Aprendizagem como Ferramentas para a Análise do Comportamento dos Estudantes em um Ambiente Adaptativo Educacional Êrica Peters do Carmo, Isabela Gasparini, Elaine Oliveira
49
10:40 - 10:50 An approach for children's emergent literacy adaptive activities Jaline Mombach, Paulo Silas Souza, Fabrizzio Soares Alves de Melo Nunes Soares, Tiago Ferreto,Fabio Rossi, Lara Leal
50
10:50 - 11:00 Exploring Students Perceptions and Performance in Flipped Classroom Designed with Adaptive Learning Techniques: A Study in Distributed Systems Courses Pedro Araujo, Windson Viana, Necio Veras, José Aires de Castro Filho, Eder Jacques Farias
51
11:00 - 11:10 Uso de Proveniência de Objetos de Aprendizagem para Identificação do Estilo Preferencial de Aprendizagem Fernanda Campos, Thiago Nery, Gislaine Coelho, Regina Braga, José David, Victor Stroele
52
11:10 - 11:30 Discussão
53
ST26 Estratégias e ferramentas para medição e avaliação do aprendizado 11:30 - 11:40 Avaliação de Juízes: Um Modelo Estatístico para Perfilação de Avaliadores James Alves, Elias Oliveira
54
11:40 - 11:50 Estudo comparativo de plugins Moodle para Análise e Acompanhamento da Aprendizagem Jose Roberto Santos, Edson Pimentel, Silvia Cristina Dotta, Wagner Botelho
55
11:50 - 12:00 Uma análise de correlação entre disciplinas do ensino fundamental e o desempenho na Olimpíada Brasileira de Informática Thalia Santana, Alexandre Lopes, Adriano Braga
56
12:00 - 12:10 Ferramenta Computacional Multilíngue para Analisar Significações em Mapas Conceituais Ramon Moreira, Camila Aguiar, Davidson Cury
57
12:10 - 12:30 Discussão
58
ST27 Pensamento e Robótica Computacional 14:00 - 14:10 Flexible Assessment in Digital Teaching-Learning Processes: Case Studies via Computational Thinking Amanda Cardozo, Catherine Gayer, Renata Reiser, Simone Cavalheiro, Luciana Foss, Andre Du Bois
59
14:10 - 14:20 Práticas e resultados obtidos na aplicação do Pensamento Computacional Desplugado no ensino básico: Um Mapeamento Sistemático Felipe Faustino de Souza, Maria Augusta Silveira Netto Nunes
60
14:20 - 14:30 Strategies to Introduce Computational Thinking to Children: An Analysis based on Cultural Viewpoint Metaphors Gabriela Oliveira, Oto Assunção, Raquel Prates
61
14:30 - 14:40 Metodologia de resolução de problemas utilizando a linguagem LiVE Adriana Bordini, Simone Cavalheiro, Luciana Foss
62
14:40 - 15:00 Discussão
63
ST28 Ecossistemas digitais de aprendizagem e Metodologias Ativas 15:00 - 15:10 Superando fronteiras da educação com ecossistemas de aprendizagem Pedro Netto Silveira, Davidson Cury, Crediné de Menezes
64
15:10 - 15:20 Desenvolvimento de Aplicativo AulaLeve para Formação de Professores em uma Metodologia de Aprendizagem Ativa

Fabio Cantergiani Ribeiro Mendes, Marie Jane Soares Carvalho
O Letramento Digital na Formação de Professores: Uma Revisão Sistemática das Produções

Késsia de Paulo Moura, Mirian Mion, Marie Jane Soares Carvalho
65
15:20 - 15:30 A Blockchain Microsites-Based Ecosystem for Learning and Inclusion

Valéria Martins, Ismar Frango Silveira, Maria Amelia Eliseo, Cibelle Amato, Gabriel Barros, Ozgur Akyar, Solomon Sunday Oyelere
Objetos Digitais de Aprendizagem de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Médio: Uma revisão Sistemática da Literatura Brasileira

Nicolas Melo, Franciane Lima, Claudiene Cantanhede Sousa, Ariel Teles, Davi Viana, Eville Ribeiro-Novaes, Francisco José Silva
66
15:30 - 15:40 O Som das Coisas: Promovendo o Engajamento em um Ambiente de Aprendizagem Criativa

Marcelo Machado, Andreia Rodrigues, Eduardo Xavier, Kelen Bernardi, Tiago Primo, Tatiana Tavares
SimulAção: Plataforma Web de Simulações Voltados ao Ensino de Física

Fernanda Sousa, Silmar Travain, Guilherme Assis
67
15:40 - 16:00 Discussão
68
ST29 Ensino de Programação e Computação 16:30 - 16:40 Programação competitiva como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos e estrutura de dados para alunos de Ciência da Computação Palloma Brito, Reinaldo Fortes, Felipe Faria, Rodolfo Ayala Lopes,
Valéria Santos, Felipe Magalhães
69
16:40 - 16:50 Online Student Engagement: A Case Study in Teaching of Programming Mirna Carelli Maia, Jorge César Abrantes de Figueiredo, Dalton Serey
70
16:50 - 17:00 Ensino de programação avançada incentivando a metacognição: uma experiência positiva usando Moodle+VPL Mirtha Fernández Venero, Jesús Mena-Chalco
71
17:00 - 17:10 Giving Automated Feedback About Student Code Identifiers: a Method Based on the Description of Programming Problem Marcos Nascimento, Eliane Araújo, Dalton Serey, Jorge César Abrantes de Figueiredo
72
17:10 - 17:30 Discussão
73
ST30 Ambientes e sistemas para para aprendizagem formal, informal e não-formal 17:30 - 17:40 Fatores que influenciam a aprendizagem assistida em mapas conceituais Rodrigo Ruy Boguski, Davidson Cury
74
17:40 - 17:50 Aprendizagem baseada em projetos aplicada em uma disciplina de integração de Engenharias: desafios e benefícios Ricardo Ajax Kosloski, Cristiane Ramos, Edna Canedo, Helena Goulart
75
17:50 - 18:00 A autenticidade na aprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento de software: Uma Revisão Sistemática de Literatura Vinícius Ferreira, Edna Canedo
76
18:00 - 18:10 Pesquisa Baseada em Design: Um Mapeamento Sistemático da Produção Acadêmica em Acesso Aberto em Língua Portuguesa Danielle Reis, Tel Amiel
77
18:10 - 18:30 Discussão

Trilha 2: Ludificação Digital do Ensino/Aprendizagem

Trilha 5: Aprendizagem Colaborativa Mediada por Tecnologia (CSCL)
1
11 de Novembro - Sala Porto Seguro 2
2
ST8 Jogos e Sistemas Colaborativos 8:30 - 8:40 Michelzinho: Jogo sério para o ensino de habilidades emocionais em pessoas com autismo ou deficiência intelectual Adilmar Coelho Dantas, Sara de Melo, Leandro Neves, Taynara Milessi, Marcelo Zanchetta do Nascimento
3
8:40 - 8:50 LibrasBot: Um Recurso Educacional Aberto para o estímulo o pensamento lógico de crianças surdas Júlio César Resende, Pedro Oliveira, Lucas Silva, Leonardo Rocha, Elisa Tuler de Albergaria
4
8:50 - 9:00 Revisão por Pares na Aprendizagem de Modelagem de Sistemas: concepção de uma ferramenta de suporte Romualdo Costa, Patricia Chourio, Alberto Castro, Bruno Gadelha
5
9:00 - 9:10 Consenso como Indicativo de Qualidade em Fóruns Educacionais: Uma Análise no Âmbito de MOOC Tiago Clementino, Antão Moura
6
9:10 - 9:30 Discussão
7
ST9 Jogos Sérios I 9:30 - 9:40 Kimotopia: The use of a serious game for learning about cancer Juliana Feitosa, Jose Remo Brega, Marcelo Guimarães
8
9:40 - 9:50 SchoolG: Uma ferramenta computacional voltada para o auxílio no ensino de Geografia no 5o. Ano do Ensino Fundamental Jonycássio Almondes, Francisco Imperes Filho, Alan Rafael Ferreira dos Santos, Ismael de Leal, Vinicius Machado
9
9:50 - 10:00 Syllabic Keyboard: A Literacy Game for Motivating First Grade Children to Read Fabrício Guerra, Flavius Gorgônio, Dalton Serey, Jorge César Abrantes de Figueiredo
10
10:00 - 10:10 Talk2Me: Uma abordagem computacional para auxiliar na identificação de falhas no processo de alfabetização Warley Almeida Silva, Jorão Gomes Jr., Igor Knop, Eduardo Barrére, Jairo Souza
11
10:10 - 10:30 Discussão
12
ST10 Jogos Sérios II 10:30 - 10:40 Petroleum Engineering Simulator: Um Jogo Epistêmico sobre a Indústria do Petróleo Anderson Freire, Bruno Gadelha
13
10:40 - 10:50 Apolo: Versão Digital de um Jogo de Tabuleiro para Apoio ao Ensino na Educação Básica Jaline Mombach, Tiago Segato, Marcus Vinicius Cardoso de Melo
14
10:50 - 11:00 Jogos Inteligentes Tangíveis como Instrumento de Mensuração Cognitiva Erica Scheffel, Claudia Motta, Carla Marques
15
11:00 - 11:10 Um Modelo para Criação de Jogos Sérios e Ubíquos orientados à Aprendizagem baseada em Problemas Sandro Dorneles, Cristiano Costa, Sandro Rigo, Jorge Barbosa
16
11:10 - 11:30 Discussão
17
ST11 Jogos Educacionais 11:30 - 11:40 A platform for customization and publication of open educational games Delano Beder, Joice Otsuka
18
11:40 - 11:50 Estudo sobre dados relevantes para o acompanhamento de participações em jogos educacionais Frederico Cardoso, Joice Otsuka, Delano Beder, Miguel Sousa Tosta
19
11:50 - 12:00 Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos Rháleff Oliveira, Guilherme Belarmino, Carla Rodriguez, Denise Goya, Mirtha Fernández Venero, Rafaela Vilela da Rocha, Ailton Oliveira Júnior
20
12:00 - 12:10 Automatic Game Experience Identification in Educational Games Wilk Oliveira, Luiz Rodrigues, Armando Toda, Paula Palomino, Seiji Isotani
21
12:10 - 12:30 Discussão
22
ST12 Pensamento Computacional 14:00 - 14:10 Na Onda do Pitiú: Uma Abordagem de Educação Ambiental Gamificada no Contexto Amazônico Benedito de Souza Ribeiro Neto, lan Barros Virgolino, Davi Araújo Ferreira, Marcus Vinicius Brito da Silva
23
14:10 - 14:20 Investigating Video Classes Formats for Teaching Digital Game Programming in High School Thiago Reis Silva, Eduardo Aranha, Alan Santana
24
14:20 - 14:30 Revisitando um Jogo Educacional para desenvolver o Pensamento Computacional com Gramática de Grafos Braz Junior, Simone Cavalheiro, Luciana Foss
25
14:30 - 14:40 O serious game CodeCombat e o professor como mediadores da aprendizagem do pensamento computacional Luis Severgnini, Eliana Soares
26
14:40 - 15:00 Discussão
27
ST13 Game-based Learning 15:00 - 15:10 O uso da Computação Desplugada no processo de ensino-aprendizagem de alunos do curso Técnico em Informática Daniel Brito Bulhões, Fábio Rodrigues Barbosa, Rafael Porto Viana, Maria Villela, Caroline Queiroz Santos
28
15:10 - 15:20 Elaboração e Avaliação de Projeto de Aprendizagem Apoiado em Jogos Educacionais Digitais: Um Relato de Experiência com Alunos em Alfabetização Claudio Passos, Isabel Fernandes, Ronaldo Goldschmidt
29
15:20 - 15:30 JogLog - Jogos de Raciocínio Lógico para Alunos do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso Utilizando Gamificação e Pensamento Computacional Odair Souza
30
15:30 - 15:40 O desenvolvimento de games como metodologia de ensino-aprendizagem e estratégia para promover o protagonismo juvenil Ana Cavadas, Raquel Machado Fernandes, Leniah Teixeira, Claudia Motta, Carla Marques, Carlo Oliveira
31
15:40 - 16:00 Discussão
32
ST14 Recursos Educacionais Digitais e Letramento Digital 16:30 - 16:40 Requisitos para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis para Dispositivos Móveis João Cruz, Ana Monteiro
33
16:40 - 16:50 O Letramento digital na Formação de Professores: uma revisão sistemática das produções Késsia de Paulo Moura, Mirian Mion, Marie Jane Soares Carvalho
34
16:50 - 17:00 Objetos Digitais de Aprendizagem de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Médio: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira Nicolas Melo, Franciane Lima, Claudiene Cantanhede Sousa, Ariel Teles, Davi Viana, Eville Ribeiro-Novaes, Francisco Jose Silva
35
17:00 - 17:10 SimulAção: Plataforma Web de Simuladores Voltados ao Ensino de Física Fernanda Sousa, Silmar Travain, Guilherme Assis
36
17:10 - 17:30 Discussão
37
12 de Novembro - Sala Santa Cruz2
38
ST31 Design de Gamificação I 8:30 - 8:40 Um modelo conceitual para adaptação contínua de elementos de gamificação em ambientes educacionais Vinícius Lopes, Roseclea Medina, Giliane Bernardi, Felipe Becker Nunes
39
8:40 - 8:50 Thinking Inside the Box: How to Tailor Gamified Educational Systems Based on Learning Activities Types Luiz Rodrigues, Wilk Oliveira, Armando Toda, Paula Palomino, Seiji Isotani
40
8:50 - 9:00 Exploring content game elements to support gamification design in educational systems: narrative and storytelling Paula Palomino, Armando Toda, Wilk Oliveira, Luiz Rodrigues, Alexandra Cristea, Seiji Isotani
41
9:00 - 9:10 Validating the Effectiveness of Data-Driven Gamification Recommendations: An Exploratory Study Armando Toda, Paula Palomino, Luiz Rodrigues, Wilk Oliveira, Lei Shi, Seiji Isotani, Alexandra Cristea
42
9:10 - 9:30 Discussão
43
ST32 Design de Gamificação II 9:30 - 9:40 Uma metodologia para aplicação de estratégias de gamificação na avaliação da aprendizagem de alunos João Carlos Silva, Carla Rodriguez, Rafaela Vilela da Rocha
44
9:40 - 9:50 Identificação de gargalos em e-learnings gamificados e indicação dos erros mais frequentes para viabilizar e priorizar melhorias Tarcísio Hazin, Denis Leite, Pedro Macêdo, Daniel Pires, Alexandre Maciel, Mêuser Valença
45
9:50 - 10:00 Análise da Gamificação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem Baseada nos Perfis de Bartle Daniel de Sousa Moraes, Alan Guedes, Vinícius Costa Castro, Lukas Henrique Dias, Carlos Soares Neto
46
10:00 - 10:10 Uso do algoritmo Apriori na avaliação da motivação em uma gamificação Ronaldo Lemes, Sergio Antonio Andrade de Freitas
47
10:10 - 10:30 Discussão
48
ST33 Aplicação da Gamificação 10:30 - 10:40 Avaliação do impacto de ambientes gamificados no processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores: uma comparação entre elementos monousuário e multiusuário Fabrício Ribeiro, Bruno Merlin, Heleno Fülber
49
10:40 - 10:50 Uso de Sistemas de Gamificação no combate a Evasão de Cursos de Graduação da Área de Exatas Thales Mendes, Lidiane Pereira, Alessandreia Marta de Oliveira Julio, Rodrigo Luis de Souza da Silva
50
10:50 - 11:00 Análise de uma aplicação gamificada para o aprendizado de Matemática Discreta Jucelio Santos, Isolda Bezerra Pereira, Pablo Suárez
51
11:00 - 11:10 Aplicação da Tríplice Contingência da Análise Comportamental na Gamificação do Módulo de Ensino e Aprendizagem da Lógica Proposicional Fernanda Gomes, Parcilene Brito, Heloise Leão, Fabiano Fagundes, Edna Canedo
52
11:10 - 11:30 Discussão
53
ST34 Pesquisas Bibliográficas 11:30 - 11:40 Adaptive gamification strategies for education: a systematic literature review Vinícius Lopes, Wendel Reinheimer, Giliane Bernardi, Roseclea Medina, Felipe Becker Nunes
54
11:40 - 11:50 Ensino de Música apoiado pelo uso de serious games: revisão sistemática sobre o panorama de publicações nacionais e internacionais Victor Freitas, Alana Morais
55
11:50 - 12:00 Estudo sobre metodologias de desenvolvimento de jogos digitais educacionais: Revisão Sistemática da Literatura Luis Felipe de Oliveira Melle, Juliana Cristina Braga Braga
56
12:00 - 12:10 Diretrizes para o Desenvolvimento de Serious Games: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Wendell Soares Pereira, Gilberto Cysneiros, Yuska Paola Costa Aguiar
57
12:10 - 12:30 Discussão
58
ST35 RV, RA e Simulação 14:00 - 14:10 Simulação baseada em Dinâmica de Sistemas para o ensino da fisiologia do eixo Hipotálamo-hipófise-tireoide no contexto da graduação em medicina André Ramos, Rafael Chaves, Elói Favero
59
14:10 - 14:20 A Realidade Aumentada no Ensino de Sólidos Geométricos Luciane Grossi
60
14:20 - 14:30 ARClassEvaluation: Avaliação do Uso de Realidade Aumentada em Ambientes de Ensino Presencial Bruno Dias, Breno Keller, Saul Delabrida
61
14:30 - 14:40 Virtual and Augmented Reality in the Teaching and Learning of Programming: A Systematic Mapping Study Gustavo Martins Nunes Avellar, Ellen Francine Barbosa
62
14:40 - 15:00 Discussão
63
ST36 BEST of the TRACK 15:00 - 15:10 Uma Experiência em Sala de Aula usando um Livro Didático convertido para um Livro Aumentado Douglas Linhares Bittencourt, Adilson Vahldick
64
15:10 - 15:20 Construindo a relação entre funções executivas e mecânicas de jogos digitais Katiane Kazuza Gneipel Krause, Isabela Gasparini, Marcelo da Silva Hounsell
65
15:20 - 15:30 Estudando o impacto da gamificação na aprendizagem e engajamento de alunos de acordo com os traços de personalidade e a orientação motivacional Rodrigo Smiderle,
Sandro Rigo,
Patricia Jaques
66
15:30 - 15:40 CodePlay: Uma Plataforma de Gamificação baseada em Jogos de RPG Multiplayer Marcela Pessoa, David Fernandes, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Oliveira, Walter Nakamura, Tayana Conte
67
15:40 - 16:00 Discussão
68
ST37 Aprendizagem Colaborativa Mediada por Tecnologia 16:30 - 16:40 A Influência da Personalidade do Aluno na Construção de Grupos de Trabalho em Sala de Aula André Tardelli, Juliana França, Angelica Dias, Adriana Vivacqua, Marcos Borges
69
16:40 - 16:50 Utilização de Desafios para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior: Um Relato de Experiência Carolina Moreira Oliveira, Roberto Pereira, Ludmilla Galvão, Leticia Peres, Ermelindo Schultz
70
16:50 - 17:00 Arcabouço de Formação de Pares para Online Peer Assessment Leonam Oliveira, Wellton Costa de Oliveira, Selma Santos Rosa, Andrey Pimentel
71
17:00 - 17:10 Investigando os padrões dos alunos em ambientes massivos Ana Carla Holanda, Patrícia Tedesco, Rodrigo Silva Souza Souza
72
17:10 - 17:30 Discussão
73
ST38 Aprendizagem Colaborativa Mediada por Tecnologia 17:30-17:40 As comunidades de prática como ferramenta para formação continuada de professores: percepções docentes sobre o uso da tecnologia para compartilhamento e aprimoramento das práticas pedagógicas Giovanni Machado, Leandro Wives, Roges Grandi
74
17:40-17:50 Revisão Sistemática da Literatura: Formação de Grupos na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional Leonam Oliveira, Selma Santos Rosa, Andrey Pimentel
75
17:50-18:00 Ferramentas colaborativas e suas metodologias para tradutores e intérpretes de Libras: Uma Revisão Sistemática da Literatura Ralfh Alan Gomes Machado, Heleno Fülber, Bruno Merlin, Adonney Veras
76
18:00-18-10 Automatic Group Formation for Large Classes in Distance Education Deller James, Matheus Ullmann
77
18:10-18:30 Discussão

Trilha 3: Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade
1
12 de Novembro - Auditório
2
ST47 Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade 8:30 - 8:40 Uma Abordagem Participativa para Identificação de Preferências de Design de Crianças Autistas Rallyson Ferreira, Thais Castro
3
8:40 - 8:50 Eye Tracking como Estratégia de Ensino e Avaliação na Educação Inclusiva: Aplicação com Alunos com Autismo Tardelly de Araújo Cavalcante, Jordão Frazão, Anselmo Paiva, Priscila Benitez, Ivana Márcia Maia, André Soares
4
8:50 - 9:00 Utilização da Realidade Virtual como ferramenta para inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho: uma revisão sistemática Giulia Monteiro, Diana Adamatti
5
9:00 - 9:10 Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Crianças com Aspectro Autista: Um Mapeamento Sistemático Rodrigo Gonçalves, Clinton Pessoa, Odette Mestrinho Passos, Rainer de Amorim
6
9:10 - 9:30 Discussão
7
ST48 Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade 9:30 - 9:40 Scene Board: Inteligência Artificial & Comunicação Aumentativa e Alternativa para a Educação Inclusiva Geraldo Cruz Júnior, Robson Fidalgo
8
9:40 - 9:50 Usando Comunicação Aumentativa e Alternativa para ensinar Equivalência de Estímulos Jayr Pereira, Natália Franco, Rosany Pereira, Robson Fidalgo
9
9:50 - 10:00 Aplicativo para Ganho de Vocabulário e Auxílio na Alfabetização destinado às Crianças com Transtorno do Espectro Autista Maria Renata de Mira Gobbo, Cinthyan Renata Barbosa, Marcelo Morandini, Fernanda Mafort
10
10:00 - 10:10 Análise de tradução automática português-Libras no contexto do edital do Enem 2018 Priscilla Roselaine Fregate Bedana, Fernando de Almeida Freitas, Sarajane Peres, Felipe Venâncio Barbosa
11
10:10 - 10:30 Discussão
12
12 de Novembro - Sala Mundo Novo
13
ST49 Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade 14:00 - 14:10 Technologies For Educating Deaf Children- A Systematic Literature Review Caio Silva Sousa, Cassio Leonardo Rodrigues, Deller Ferreira
14
14:10 - 14:20 Mapeamento Sistemático sobre Interfaces Tangíveis para apoiar o ensino do Braille Franciele Beal, Laura Sánchez García
15
14:20 - 14:30 Braillearning: Software para simular a máquina de escrever em Braille Kayo Santana, Claudia Pinto Pereira, Beatriz Silva de Santana
16
14:30 - 14:40 Visual content and its teaching-learning process for visually impaired: a big challenge Lailla Bine, Alisson Svaigen, Wuigor Ivens Siqueira Bine, Linnyer Ruiz
17
14:40 - 15:00 Discussão
18
ST50 Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade 15:00 - 15:10 GoDonnie: A robot programming language for teaching people who are visually impaired Juliana Damasio, Márcia de Borba Campos, Alexandre Amory, Rafael Heitor Bordini
19
15:10 - 15:20 Programming teaching with robotic support for people who are visually impaired: a systematic review Juliana Damasio, Darlan Jurak, Robson Bittencourt, Márcia de Borba Campos, Alexandre Amory
20
15:20 - 15:30 Proposta de Redesign da plataforma Poesia Compilada acessível para pessoas com deficiência visual/baixa visão para a difusão do Pensamento Computacional Angélica Medeiros, Soraya Medeiros, Humberto Rabelo, Hélio Júnior, Cristovão Lima, Janailton Pereira, Mikaelly Nunes, Tânia Cristina Meira Garcia
21
15:30 - 15:40 Pensamento Computacional e Cultura Digital: discussões sobre uma prática para o letramento digital Júlia Ortiz, Deógenes Silva Junior, Carolina Moreira Oliveira, Roberto Pereira
22
15:40 - 16:00 Discussão
23
ST51 Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade 16:30 - 16:40 Requisitos de usabilidade para softwares aplicados ao e-learning: uma proposta para elaboração de User Stories Larissa Albano Lopes, Tiago da Silva, Luciana Zaina, Eduardo Pinheiro
24
16:40 - 16:50 Uma plataforma para comunicação eficiente entre discentes e instituições de Ensino Artur Kronbauer, Jorge Campos, Daniela Araujo
25
16:50 - 17:00 Communicability problems on MOOCs: a study around metacommunication Beatriz Brito do Rêgo, Filipe Garrido, Jean Rosa, Ecivaldo Matos
26
17:00 - 17:10 Avaliação Heurística de Interfaces de Sistemas Gamificados no Contexto Educacional: um processo e lições aprendidas João Carlos Silva, Flavio Horita, Rafaela Vilela da Rocha, Carla Rodriguez
27
17:10 - 17:30 Discussão
28
ST52 Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade 17:30 - 17:40 Evaluation and data analysis of user experience for the Doctrina system: a skilled tutor Danielli Araújo Lima, Guilherme Silva, Gustavo Silva, Henrique Franco, Igor Fonseca, Rafael Oliveira
29
17:40 - 17:50 Personalização das interações de um agente conversacional utilizando emoções e perfis de personalidade Cleon Pereira Júnior, Adilmar Coelho Dantas, Aline de Souza Lima Abreu, Matheus Reis, Sara de Melo, Marcelo Zanchetta do Nascimento, Marcia Fernandes, Fabiano Dorça
30
17:50 - 18:00 Estudando o Impacto das Atitudes de Agentes Pedagógicos em Ambientes de Aprendizagem: um Mapeamento Sistemático Otávio Azevedo, Patricia Jaques
31
18:00 - 18:10 Avaliando a experiência dos usuários com metodologias ativas nas aulas de Interação Humano-Computador Artur Kronbauer, Jorge Campos, João B. S. Júnior
32
18:10 - 18:30 Discussão

Trilha 4: Sistemas Inteligentes para a Promoção do Ensino e da Aprendizagem
1
11 de Novembro - Sala Mundo Novo 1
2
ST16 Recuperação de Informação para Apoio a Professores e Estudantes. Modelagem de Contextos, Aprendizes, Facilitadores, Tarefas e Processos. 8:30 - 8:40 Contributions of Bioinformatics for Computing Education in the Detection of Programming Assignment Plagiarism Kaio Pablo Gomes,Simone Matos
3
8:40 - 8:50 Consciência Situacional em Ambientes Educacionais como Apoio à Tomada de Decisão Dirlene Silva,Luciana Assis,Claudia Berti,Alessandro Vivas,Cristiano Pitangui,Ernani Martins
4
8:50 - 9:00 Utilização de Algoritmos Genéticos no Processo de Formação de Equipes Heterogêneas em Turmas Universitárias Yuri Silva,Fabrício Guerra,Flavius Gorgônio
5
9:00 - 9:10 iDE: framework inteligente para suporte à decisão: um estudo de caso em EaD Ketlen Teles Lucena,Tammy Gusmão,Elaine Oliveira
6
9:10 - 9:30 Discussão
7
ST17 Recuperação de Informação para Apoio a Professores e Estudantes. Modelagem de Contextos, Aprendizes, Facilitadores, Tarefas e Processos. 9:30 - 9:40 Moderação inteligente de mensagens em ambientes virtuais de aprendizagem para alunos privados de liberdade Antonio Leandro Martins Candido,Corneli Júnior,Aislan Freitas
8
9:40 - 9:50 Modelos de Regressão Aplicados a Predição do Desempenho Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental Paulo Silva,Rafaella Leandra Souza do Nascimento,Marilia Lima,Roberta Fagundes,Fernando da Fonseca de Souza
9
9:50 - 10:00 How are my Students going? A Tool to Analyse Students' Interactions on Capstone Courses Márcia Lima,Awdren Fontão,David Fernandes,Tayana Conte,Bruno Gadelha
10
10:00 - 10:10 Teachers' Perceptions on Traditional and Non-Traditional Data Visualization for Pedagogical Decision-Making Ranilson Paiva,Maria Silva,Ig Ibert Bittencourt,Patricia Ospina
11
10:10 - 10:30 Discussão
12
ST18 Recuperação de Informação para Apoio a Professores e Estudantes. Modelagem de Contextos, Aprendizes, Facilitadores, Tarefas e Processos. 10:30 - 10:40 Eye-tracking aplicado a recursos pedagógicos visuais e multimídia: um mapeamento sistemático Vitor Salema,Carla Rodriguez,Joao Sato
13
10:40 - 10:50 Avaliação Automática de respostas discursivas curtas baseado em três dimensões linguísticas Silverio Sirotheau,João Santos,Elói Favero,Simone Negrão de Freitas
14
10:50 - 11:00 The Marriage of Mathematics and Programming Bernardo Ferreira,Lucas Souza,Laira Silva,Igor Felix,Leônidas Brandão,Anarosa Brandão
15
11:00 - 11:10 Computação Aplicada na Assistência Educacional em Doenças Crônicas Não Transmissíveis: um Mapeamento Sistemático Andrêsa Larentis,Débora Barbosa,Carla Silva,Jorge Barbosa
16
11:10 - 11:30 Discussão
17
ST19 Recuperação de Informação para Apoio a Professores e Estudantes. Modelagem de Contextos, Aprendizes, Facilitadores, Tarefas e Processos. 11:30 - 11:40 Sistemas Híbridos para Recomendações Educacionais: Uma Revisão Sistemática da Literatura Thayron Moraes,Itana Stiubiener
18
11:40 - 11:50 Recomendação de Ações Pedagógicas Utilizando Planejamento Automático e Taxonomia Digital de Bloom Newarney Costa,Cleon Pereira Júnior,Marcia Fernandes
19
11:50 - 12:00 Learning Style identification and usage in academia: Asystematic mapping Miguel Alvim de Almeida,Eduardo Barrére,Jairo Souza
20
12:00 - 12:10 Uma Análise sobre o Desempenho de Alunos de Graduação em Disciplinas Iniciais de Programação Erivan Lima,Emanuel Coutinho
21
12:10 - 12:30 Discussão
22
ST20 Tutoria e Ambientes Inteligentes, Sistemas Adaptaticos e de Gestão de Conteúdo, Personalização. 14:00 - 14:10 Experimentando a Influência dos Traços de Personalidade do Modelo Big Five na Recomendação de Recursos Educacionais Janderson Aguiar,Joseana Fechine,Evandro Costa
23
14:10 - 14:20 Identificação do Perfil Emocional do Aluno Através de Análise de Sentimento: Combatendo a Evasão Escolar Míria Bóbó,Fernanda Campos,Victor Stroele,José David,Regina Braga
24
14:20 - 14:30 Metodologia de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem baseada em Extração de Informações Abertas e Teoria dos Grafos Jônatas Vasconcelos,Vladia Pinheiro
25
14:30 - 14:40 Um ambiente de aprendizagem informal com recomendações de conteúdos para portadores de doenças crônicas Salatiel Silva,Ademar Sousa Neto,Alexandre Freitas,Arthur Domingues,Jesaias Silva,Ramiro Santos Junior,Igor Santos,Francisco Mendes Neto
26
14:40 - 15:00 Discussão
27
ST21 Tutoria e Ambientes Inteligentes, Sistemas Adaptaticos e de Gestão de Conteúdo, Personalização. 15:00 - 15:10 Classificação de dificuldade de questões de programação com base na inteligibilidade do enunciado Pedro dos Santos,Leandro Silva Galvão de Carvalho,Elaine Oliveira,David Fernandes
28
15:10 - 15:20 STI - Lógica Livre: uma ferramenta para auxiliar a aprendizagem de equivalência lógica no âmbito da educação superior Marcos Schreiner,Fabio Gil,Eliana Lisbôa,Daniel Karling
29
15:20 - 15:30 Otimização e automação da predição precoce do desempenho de alunos que utilizam juízes online: uma abordagem com algoritmo genético Filipe Pereira,Elaine Oliveira,David Fernandes,Hermino Junior,Leandro Silva Galvão de Carvalho
30
15:30 - 15:40 An Early Warning Model for School Dropout: a Case Study in E-learning Class Felipe Braz,Fernanda Campos,Victor Stroele,Mário Dantas
31
15:40 - 16:00 Discussão
32
ST22 Tutoria e Ambientes Inteligentes, Sistemas Adaptaticos e de Gestão de Conteúdo, Personalização. 16:30 - 16:40 Ambiente para Aprendizagem de Programação com apoio Dialogado por Assistentes Inteligentes Renato Santos,Crediné de Menezes
33
16:40 - 16:50 Plataforma de Aprendizado de Maquina para Detecção e Monitoramento de Alunos com Risco de Evasão Carlos Antonio Ramirez Beltran,Cephas A. S. Barreto,João C. Xavier-Júnior,Carlos Oliveira Neto
34
16:50 - 17:00 Processo de transformação de dados educacionais em dados conectados Bruno Penteado,Seiji Isotani
35
17:00 - 17:10 Modelo de referência para dados abertos educacionais em nível macro Bruno Penteado,Seiji Isotani
36
17:10 - 17:30 Discussão
37
12 de Novembro - Sala Pindorama
38
ST39 Aplicações e Sistemas Baseados em Ontologias, Dados Ligados, Serviços Web e Agentes Inteligentes. 8:30 - 8:40 EduTrail: Um modelo para acompanhamento ubíquo de grupos de aprendizes usando histórico dos contextos. Arnóbio Nóbrega,Jorge Barbosa,Sandro Rigo,João Gluz,Luis Gustavo Araujo Ferreira
39
8:40 - 8:50 Anotação de relações semânticas em Objetos de Aprendizagem com o paradigma Open IE Leandro Sanches,Laécio Costa,Lais Salvador,Marlo Souza
40
8:50 - 9:00 A complexidade narratológica de textos escolares: avaliação por padrões gramaticais através do aprendizado de máquina Cibele Oliveira,Claudia Motta,Carlo Oliveira
41
9:00 - 9:10 Ontologia para o mapeamento semântico entre ambientes virtuais de aprendizagem e ambiente de aprendizagem ubíqua Igor Santos,Francisco Mendes Neto,Salatiel Silva,Ademar Sousa Neto,Bruno de Sousa Monteiro,Danilo Carlos
42
9:10 - 9:30 Discussão
43
ST40 Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics 9:30 - 9:40 Evasão no Ensino Básico da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora: uma Análise com Mineração de Dados Edelberto Silva,Gustavo Semaan,Bruno Dembogurski,Frederico Sales,Yan Mendes
44
9:40 - 9:50 Analisando a Aprendizagem da Matemática por meio da Ferramenta Fuzzy Arcanjo Lopes,Andreza Mourão,José Francisco Netto
45
9:50 - 10:00 Predição de emoções baseada em mineração de dados: considerando a personalidade para melhorar a detecção Felipe Morais,Patricia Jaques
46
10:00 - 10:10 Adaptação de um método preditivo para inferir o desempenho de alunos de programação Samuel Fonseca,Elaine Oliveira,Filipe Pereira,David Fernandes,Leandro Silva Galvão de Carvalho
47
10:10 - 10:30 Discussão
48
ST41 Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics 10:30 - 10:40 Critical Lens in Learning Analytics Research: A Systematic Literature Review Márcia Cristina Moraes,James Folkestad,Daniel Birmingham
49
10:40 - 10:50 Learning Analytics em Ação: Uma Revisão Sistemática de Literatura Elyda Freitas,Fernando da Fonseca de Souza,Vinicius Garcia
50
10:50 - 11:00 What Can Be Found from Student Interaction Logs of Online Courses Offered in Brazil André Damasceno,Cassio Almeida,William Fernandes,Helio Lopes,Simone Barbosa
51
11:00 - 11:10 Qual Técnica de Learning Analytics Usar para Prever o Desempenho Acadêmico de Estudantes? Uma Análise Comparativa Experimental com Dados de MOOCs Welington Silva,Marcelo Machado,Sean Siqueira
52
11:10 - 11:30 Discussão
53
ST42 Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics 11:30 - 11:40 Aplicação de otimização por enxame de partículas na estimativa de parâmetros de itens calibrados com teoria da resposta ao item Victor Hugo Freire,Rubens Euclides Carneiro,Rodrigo Carneiro
54
11:40 - 11:50 Augmenting Teachers with Data Science Powers: Joining Human and Artificial Intelligence to Assist Students Ranilson Paiva,Júlio Ferreira Silva de Holanda,Myron David Peixoto,João Pedro Vieira
55
11:50 - 12:00 Helping Teachers Visualize Students' Performance Ranilson Paiva,Ig Ibert Bittencourt,Wansel Lemos
56
12:00 - 12:10 Uma abordagem de Game Learning Analytics para identificação de habilidades de leitura e escrita no ensino infantil. José de Oliveira Neto,Rodrigo Rodrigues,Américo Amorim
57
12:10 - 12:30 Discussão
58
ST43 Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics 14:00 - 14:10 Um dashboard educacional para um sistema tutor baseado em passos Rodrigo Obach,Patricia Jaques
59
14:10 - 14:20 Combinando Técnicas de Mineração de Dados para Melhorar a Detecção de Indicadores de Evasão Universitária Davi Carrano,Elisa Tuler de Albergaria,Carlos Infante,Leonardo Rocha
60
14:20 - 14:30 Um Panorama Geral das Contribuições e das Redes de Colaboração do SBIE Gustavo Semaan,Débora Alvernaz,Savio Ribas,Bruno Dembogurski,Edelberto Silva,José André de Moura Brito,Luiz Satoru Ochi
61
14:30 - 14:40 A Survey of Applications that use Graph-based Educational Data Mining João Oliveira,Rodrigo Alexandrino,Ana Paula Ambrósio
62
14:40 - 15:00 Discussão
63
ST44 Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics 15:00 - 15:10 Mineração de Padrões Sequenciais de Sentimentos: Um Estudo de Caso na Detecção de Propensão à Evasão Escolar na Educação Superior Thiago Pimentel,Claudio Passos,Isabel Fernandes,Ronaldo Goldschmidt
64
15:10 - 15:20 Compare students from $<$authors institution$>$ by Gender Using t-SNE Techniques Luiza Hansen,Vinicius Ruela Pereira Borges,Maristela Holanda
65
15:20 - 15:30 Identificação dos fatores de melhorias no IDEB pelo uso de mineração de dados: Um estudo de caso em escolas municipais de MACEIÓ Glevson da Silva Pinto,Olival Freitas Júnior,Evandro Costa,Wanderson Rubian M. Rodrigues,João Carlos Cordeiro Barbirato
66
15:30 - 15:40 Questões Epistemológicas em Mineração de Dados Educacionais Esdras Bispo Jr.
67
15:40 - 16:00 Discussão
68
ST45 Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics 16:30 - 16:40 Análise do Desempenho de Estudantes com base em Perfis de Interação Hiran Ferreira,Fabiano Dorça,Renan Cattelan
69
16:40 - 16:50 Predição do rendimento dos alunos em lógica de programação com base no desempenho das disciplinas do primeiro período do curso de ciências e tecnologia utilizando métodos de aprendizagem de máquina Renata Barros,Orivaldo Santana Jr,Igor Silva,Luana dos Santos,Vilson Rodrigues Câmara Neto
70
16:50 - 17:00 Identificação de pesquisas referentes ao engajamento de alunos em plataformas de LMS e suas relações com o desempenho acadêmico Pamella Letícia Silva de Oliveira,Rodrigo Rodrigues,Adonis Justo de Souza
71
17:00 - 17:10 Análise Baseada em Dados de Relações do Desempenho entre Disciplinas: Um Estudo de Caso na UFRN Andressa Oliveira,Rute Abreu,Luiz Guedes
72
17:10 - 17:30 Discussão
73
ST46 Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics 17:30-17:40 Evasão no Ensino Básico da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora: uma Análise com Mineração de Dados Edelberto Silva,Gustavo Semaan,Bruno Dembogurski,Frederico Sales,Yan Mendes
74
17:40-17:50 Deep Learning para Previsão do Desempenho do Estudante: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Nilcimar Neitzel Will,Avanilde Kemczinski,Rafael Parpinelli
75
17:50-18:00 Processo de Adaptação de Objetos de Aprendizagem com a inserção de Técnicas de Learning Analytics João Guterres,Milene Silveira,Otávio Parraga
76
18:00-18-10 Encontrando os padrões sequenciais em apresentações orais de estudantes utilizando Sequential Pattern Mining Felipe Roque,Cristian Cechinel,Roberto Muñoz,Robson Lemos,Tiago Oliveira Weber
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18:10-18:20 Análise comportamental em juízes online para predição do desempenho final de alunos em disciplinas de computação Arthur Alves,Leandro Silva Galvão de Carvalho,Elaine Oliveira,David Fernandes
78
18:20-18:40 Discussão
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