Chamada de Trabalhos

O DesafIE! é um importante evento para promover a discussão entre os estudantes, pesquisadores e entusiastas da área de pesquisa de Informática aplicada à Educação, compreendendo aspectos científicos, sócio-políticos, governamentais e comunitários. Até a última edição, o DesafIE! foi um workshop realizado no âmbito do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e pela primeira vez será incorporado ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Nesta 8ª edição, a proposta do DesafIE! é realizar sessões de discussões, organizada em Grupos de Trabalho (GT), abordando tendências e projetos de pesquisa que estão sendo realizados por instituições e/ou grupos de pesquisa com respeito aos grandes desafios propostos para o período 2017-2027. As discussões em cada GT serão organizadas a partir das contribuições comunidade de Informática Aplicada à Educação, tendo em vista os desafios estabelecidos para o período, ou seja:

  1. Recuperação de informação, learning analytics, cloud computing e análise de dados em conteúdos educacionais online;
  2. Promoção da qualidade da pesquisa científica em Informática na Educação;
  3. Desenvolvimento e curadoria de experiências e recursos educacionais digitais abertos multiculturais, usando recursos multimídia integrados, realidade virtual e aumentada;
  4. Análise da argumentação e da mediação em ambientes de educação a distância e blended Learning;
  5. Diversidade, inclusão e acessibilidade em ecossistemas de educação, promovendo a personalização de técnicas, métodos e sistemas computacionais considerando diferentes perfis cognitivos, sistêmicos, recursos, práticas, culturais e ambientais.

As contribuições para os debates em cada GT devem ser apresentadas em formato de resumo, contendo no máximo 2 páginas. A coleção dos resumos aceitos será publicada nos anais do CBIE 2019.


Instruções aos Autores para Submissão de Artigos

Os autores deverão submeter resumos de no máximo 2 páginas, no formato da SBC, que atendam aos critérios pré-estabelecidos, detalhados adiante. Os artigos deverão ser preparados conforme o padrão (template) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), cujos formatos Word e Latex estão disponíveis aqui.

Todos os resumos serão avaliados por um comitê de revisores especialistas nas cinco áreas temáticas do evento. Esses resumos devem conter uma maneira de abordar uma dessas propostas de desafio ou seu desdobramento, considerando:

  1. A importância e os benefícios de se buscar solução para o Desafio;
  2. Formas de suscitar colaborações para trabalhar no desafio;
  3. Potenciais dificuldades atuais e vindouras inerentes ao desafio; e
  4. Ações que devem ser tomadas para se enfrentar o desafio na década vigente.

Os resumos serão aceitos segundo critérios bem definidos que estão associados à proposição clara de perspectivas e desafios da Informática na Educação propostos para a década (2017-2027), contextualizados em uma das temáticas indicadas acima.

IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até o dia 15/09/2019. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.


Cronograma

  • Data limite para submissão de artigos: 18/08/2019   30/08/2019   08/09/2019   09/09/2019
  • Notificação dos resultados das avaliações dos artigos: 01/09/2019   25/09/2019
  • Prazo para submissão da versão final: 15/09/2019   02/10/2019
  • Inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15/09/2019   02/10/2019

*Serão aceitas apenas submissões feitas até as 23:55 da data limite correspondente.


Coordenação do DesafIE!


Termo de Autorização de Publicação

Os autores dos artigos publicados na SBCOpenLib retém os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do Termo de Autorização de Publicação


Inscrição no CBIE 2019

Clique no botão a seguir para realizar a sua inscrição no evento Inscrição


Programação do DesafIE!: Sala Multiuso

Horário Atividades
08:00 - 10:30 Divulgação da dinâmica do DesafIE 2019 e apresentação de todas as propostas (5 minutos por proposta)
10:30 - 11:00 Coffee-break
11:00 - 12:00 Apresentação da metodologia de trabalho
12:00 - 14:00 Almoço
14:00 - 16:00 Reunião dos Grupos Temáticos: discussão e preenchimento de instrumentos de avaliação
16:00 - 16:30 Coffee-break
16:30 - 18:30 Consolidação das propostas
comments powered by Disqus