Apresentação e Objetivos
Um espaço que visa acolher professores da Educação Básica e Superior, que une cientistas, artistas, pesquisadores e empreendedores com um único objetivo: Construir um mundo onde nossos estudantes sejam mais criativos e humanos, que professores possam transformar os espaços de aprendizagem em ambientes de criação, desenvolvimento de talentos e habilidades que gerem impacto social.
O Espaço de Criatividade une esses diferentes públicos através de uma imersão no pensar fora da caixa, visando estimular a disseminação de práticas, diálogos, e atividades mão na massa, apresentando metodologias de aprendizagem criativa na prática, promovendo a disseminação de experiências exitosas e inovadoras oportunizando para o todos a formação de habilidades e competências para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a evolução da educação com enfoque na educação transformadora.
Dentre os temas abordados se destacam:
- Experiências com aprendizagens criativas e cultura maker;
- Experiências com 4P’s: projetos, paixão, pares e pensar brincando;
- Experiências com métodos e técnicas de ensino com enfoque na Educação Básica;
- Experiências de introdução do pensamento computacional e programação nas escolas;
- Experiências com computação desplugada;
- Experiências com gamificação e/ou ludificação;
- Ambientes e objetos de aprendizagem;
- Experiências com robótica educacional;
- Experiências com inclusão e acessibilidade;
- Metodologias para avaliação de ferramentas e metodologias.
As atividades no Espaço de Criatividade acontecerão no período de 11 a 14 de novembro.
Atividades propostas
As atividades terão duração de 2 horas e serão ofertadas 30 vagas gratuitas para cada oficina de aprendizagem.
Como participo?
Em breve informações sobre as datas e inscrições.
Coordenação do Espaço de Criatividade
- Graziela Guarda (UCB) - grazielaf@ucb.br
- Kelen Silveira Bernardi (UFPel/RBAC) - ksbernardi@ufpel.edu.br
- Tiago Thompsen Primo (UFPel/RBAC) - tiago.primo@inf.ufpel.edu.br
Local do Evento: Sala Santa Cruz 1
Dia 11/11/2019, segunda-feira
Horário | Organização | Atividade | Descrição |
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13:30 - 15:30 | André Raabe | Brincando de Programar com o Rope | O RoPE é um simpático brinquedo de madeira que foi criado para auxiliar as crianças a darem seus primeiros passos no mundo da matemática e da lógica de programação. As atividades com o RoPE são divertidas e as crianças se engajam em situações contextualizadas desenvolvendo estratégias para resolução de problemas e o pensamento computacional |
13:30 - 15:30 | Marco Tulio e RBAC/Brasilia | Aldeia Criativa | A proposta desta atividade é apresentar a Aprendizagem Criativa por meio de uma construção mão na massa coletiva, levando os participantes a refletir sobre sua própria comunidade e com o que eles gostariam de viver e conviver. A atividade usa materiais de baixo custo misturados a componentes eletrônicos, a fim de enfatizar que a criatividade pode ser explorada com recursos acessíveis. |
16:00 - 17:30 | Tiago Primo | Conversas de Sofá | Uma disussão aberta com Ann Valente (MIT), Isabela Gasparini (UDESC) mediada por Tiago Primo (UFPEL) sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, aprendizado mão na massa, Interfaces Tangíveis, tecnologia e Educação |
Dia 13/11/2019, quarta-feira
Horário | Organização | Atividade | Descrição |
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08:30 - 10:00 | Marco Tulio e RBAC/Brasilia | Aldeia Criativa | A proposta desta atividade é apresentar a Aprendizagem Criativa por meio de uma construção mão na massa coletiva, levando os participantes a refletir sobre sua própria comunidade e com o que eles gostariam de viver e conviver. A atividade usa materiais de baixo custo misturados a componentes eletrônicos, a fim de enfatizar que a criatividade pode ser explorada com recursos acessíveis. |
13:30 - 14:30 | Tiago Primo | Conversas de Sofá | Uma disussão aberta com Ann Valente (MIT), Isabela Gasparini (UDESC) mediada por Tiago Primo (UFPEL) sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, aprendizado mão na massa, Interfaces Tangíveis, tecnologia e Educação |
14:30 - 15:30 | Graziela Guarda | Labirinto Sequencial | O Labirinto Sequencial é um jogo educacional de tabuleiro humano cujo objetivo é aprimorar o raciocínio lógico e trabalhar a lógica de programação de modo cooperativo com enfoque em melhorar o processo de ensino aprendizagem da matemática trabalhando conjuntamente as habilidades do Pensamento Computacional. Se trata de uma atividade lúdica cujo banco de questões dos desafios propostos pode ser adaptado conforme o ano escolar atendido |