Apresentação e Objetivos

O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em espaços formais e não formais de educação. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a Escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de TDICs em ambiente educacional. O WIE diferencia-se do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Educação. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e até o ano 2010 era um evento satélite da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o CBIE.


Orientações

As submissões de artigos para o WIE 2019 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo (blind review), os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Trabalhos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão. A seguir, algumas normas adicionais que também devem ser observadas:

  • Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os artigos resumidos deverão ter entre 04 (quatro) e 05 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não publicados anteriormente nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – exemplo como citações a outros trabalhos dos autores);
  • Os trabalhos devem possuir uma seção que descreva a metodologia científica empregada no trabalho;
  • Os trabalhos devem possuir uma seção de análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas para os processos de ensino e de aprendizagem;
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou Anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui;
  • Serão aceitos trabalhos escritos nos idiomas: Português, Inglês ou Espanhol;
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do CBIE/WIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade;
  • O artigo que for aprovado será publicado nos Anais do CBIE 2019, desde que, ao menos um autor efetive sua inscrição no evento até o prazo final estabelecido no evento.

Sugerimos aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:

  • INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa;
  • MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada;
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos;
  • CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.

IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até o dia 15/09/2019. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.


Apresentação - Elaboração dos Banners (somente para artigos resumidos e resumidos convidados aceitos)

Para auxiliar na confecção dos banners, a Coordenação do WIE está disponibilizando o modelo a seguir, em formato PowerPoint (.pptx), que deverá ser elaborado respeitando as medidas padrões de 0,90 cm X 1,10 cm (ou 1,20 cm).


Apresentação - Elaboração de apresentação Oral (somente para artigos completos aceitos)

Para auxiliar na confecção das apresentações orais a Coordenação do WIE também indica o modelo disponibilizado no formato PowerPoint (.pptx), para os autores que não possuam um modelo definido, sendo importante esclarecer que cada apresentação oral terá até 15 minutos disponíveis para os autores e mais 5 minutos no máximo para os possíveis questionamentos dos interessados (tempo máximo total por apresentação oral de 20 minutos).


Trilhas

As submissões de Artigos Completos e dos Artigos Resumidos para o WIE 2019 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir:

Trilha 1: Relatos de experiência de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação

Esta primeira trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TDIC.
  • Ensino e aprendizagem mediados por computador.
  • Integração das TDIC no Currículo.
  • Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet.
  • Experiências no âmbito da Competência 5 da BNCC.
  • Experiências com dispositivos móveis na escola.
  • Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares.
  • Projetos colaborativos com suporte das tecnologias.
  • Experiências com redes sociais, web 2.0 e comunidades virtuais de aprendizagem.
  • Experiências tecnológicas associadas ao movimento maker.
  • Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa ou pensamento computacional.
  • Experiências e práticas com computação desplugada ou com uso de baixa tecnologia.

Submissão de trabalhos - Trilha 1

Trilha 2: Formação de recursos humanos para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação

Esta segunda trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TDIC.
  • Novos cenários de formação para a educação digital.
  • Experiências com o uso das TDIC e novas abordagens de formação.
  • Redes sociais e comunidades online na formação de educadores.
  • Web 2.0 e a formação docente.
  • Letramento digital e desenvolvimento profissional.
  • Tecnologias e plataformas de apoio à formação.
  • Tecnologias móveis e mobile learning na formação.
  • Experiências envolvendo Edtechs.

Submissão de trabalhos - Trilha 2

Trilha 3: Impactos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na sociedade

Esta terceira trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Políticas públicas para a Informática na Educação.
  • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a Informática na Educação.
  • E-learning, b-learning e m-learning e o respectivo impacto na sociedade.
  • Informática na Educação Especial.
  • Inclusão digital.
  • Cultura digital na educação.
  • Redes sociais, sociedade e educação.
  • Alfabetização digital e letramento digital ou transletramentos.
  • Software livre na Educação.
  • Novas tendências de uso das TDIC na educação.

Submissão de trabalhos - Trilha 3


Cronograma

  • Data limite para submissão dos artigos: 15/06/2019 17/07/2019
  • Notificação de aceitação dos artigos: 31/07/2019   15/08/2019   30/08/2019   04/09/2019
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 30/08/2019   10/09/2019  13/09/2019  18/09/2019
  • Data limite para envio dos artigos resumidos convidados: 13/09/2019  18/09/2019
  • Data limite para termo de autorização de publicação no WIE: 15/09/2019  18/09/2019
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15/09/2019  18/09/2019

Coordenação do Workshop de Informática na Escola (WIE)


Termo de Autorização de Publicação

Os autores dos artigos publicados na SBCOpenLib retém os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do Termo de Autorização de Publicação


Inscrição no CBIE 2019

Clique no botão a seguir para realizar a sua inscrição no evento Inscrição


Programação WIE

Versão para download: Programação WIE em formato Excel


1
11/11 - Primeiro dia do WIE 2019
2
Horário Atividade Sala
3
08h00 - 12h00 Recepção e credenciamento à definir
4
12h00 - 13h30 Almoço -
5
13h00 - 14h00 Fixação dos painéis Foyer 4
6
14h00 - 16h00 Apresentações orais Santa Cruz 1
7
16h00 - 16h30 Coffee break

Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
Foyer 4
8
16h30 - 18h30 Apresentações orais Santa Cruz 1
9
18h30 - 19h00 Retirada dos painéis Foyer 4
10
12
13
APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS (Banners) SALA FOYER 4
14
13h00 - 14h00 Fixação dos painéis
15
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
16
195795 Mapeamento sistemático sobre sistemas de apoio ao professor na autoavaliação de suas aulas presenciais

Antônio Plínio Feitosa Bastos, Elizabeth Furtado
101
17
198665 Diagnóstico destinado a docentes de educación superior sobre los usos de tecnologías digitales como apoyo a procesos de enseñanza: el caso de Uruguay

Mariana Porta
102
18
198520 Comunidade de Prática Lusobrasileira na Formação de Professores pela Recriação da Cultura Tecnológica

Adao Cambraia, Uianes Rockenbach Biondo
103
19
198478 A Tecnologia Digital e o Ciclo Investigativo na Formação Docente sobre Conceitos Estatísticos

Elvis Melo, Carmélia Xavier, Clésia Nunes, Rodolfo Carvalho, Flávia Viana, Dennys Leite Maia
104
20
198719 Tecnologias digitais e a prática docente: Como as metodologias ativas podem transformar a formação de professores

Juliana Arruda, José Aires de Castro Filho, Liliane Maria Ramalho Castro Siqueira, Rayssa Araújo Hitzschky
105
21
198643 A Extensão Universitária Contribuindo para o Uso Consciente, Seguro e Responsável das Tecnologias Digitais por Crianças e Adolescentes

Adriana Rodrigues, Camilla Nakoneczny, Leticia Mendes, Lucas Rodrigues, Samara Borges, Andreia Jesus, Alexander Robert Kutzke
106
22
198725 Uso do Git e Trello para Produção Colaborativa de um Material Didático em LaTeX

Josenaldo Silva Júnior, Antonio I. S. de Oliveira, Giordano Rodrigues
107
23
197930 Tecnologias na Educação Básica uma Pesquisa Ação com Professores de uma Escola Pública Municipal

Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira, Carlos Williamy Lourenço Andrade, Jose Segundo, Adriano Lima Cândido, Augusto Oliveira, Alexsandro dos Santos Machado, Guilherme Vilar, Alex Cabral de Britto
108
24
198235 Criação e avaliação de um objeto de aprendizagem para a pegada ecológica

Mauro Barreto, Felipe Torres, Gabrielly Silva, Lucas Mascena, Raucy Dantas, Adriana Damasceno
109
25
198617 Desenvolvendo Competências de Trabalho para o Século 21 por meio de Jogos Eletrônicos: um relato de experiência

Leonardo Araújo, Renata Homem de Mello
110
26
198543 A utilização de Repositórios de Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil

Barbara Souza, Apuena Gomes
111
27
196211 Metodologias ativas para o ensino na graduação na área de Computação

Amanda Körber Hartwig, Marlei Silveira, Leonardo Fronza, Heitor Ugarte Calvet da Silveira, Mauro Mattos, Luciana P. de Araújo Kohler
112
28
197449 Aprendizagem Criativa nas escolas brasileiras

Valéria Leal, Marcos Borges
113
16
198692 Reflexões sobre a inserção do Ensino Híbrido nas séries finais do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa

Daniela Ilhesca, Aline de Campos
114
30
198541 Curso de Infraestrutura de Redes nas Escolas: Relato de uma Ação do Programa de Educacão Tutorial

Nayara Mesquita, Joao Farias, Letícia Saraiva Chaves, Carla Ilane Moreira Bezerra
115
31
194766 Recomendação de Aplicativos Educacionais Mediada por Interfaces Conversacionais

Cristina Paludo Santos, Laiana Andrade Roland, Denilson da Silva
116
18
198714 Jogos digitais e realidade virtual na Educação Infantil: Uma abordagem na Língua Inglesa

Nicole Teixeira, Aline de Campos
186
32
33
APRESENTAÇÕES ORAIS SALA SANTA CRUZ 1
34
14h00 - 16h00 Apresentações orais
35
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
36
198399 Uma Iniciativa de Formação Docente em Design Instrucional sob os enfoques de Design Thinking e Experiência do Usuário

César Augusto Bastos, Sean Siqueira
11
37
198730 A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática

Luciana Barbosa
12
38
197894 Robótica de Portas Abertas: disseminando o conhecimento da Robótica Educacional para escolas da rede pública da Paraíba

Jarles Gomes Santos, Jaian Santos, Verônica Araujo
13
39
198239 Análise dos motivos para o desuso de recursos computacionais por professores de escolas públicas

Gustavo Batista, Adriana Damasceno
14
40
198560 Recursos educacionais e abertura: Percepções e práticas docentes no ensino superior

Tel Amiel, Robson Mesquita, Andre Oddone, Maria Esther Alexandre, Gabriela Miguel, Maria de Fátima Figuerôa
15
41
198217 Perfil e Inserção Profissional do Licenciado em Computação no Brasil

Lilian Pereira da Teixeira
16
42
42
16h00 - 16h30 COFFEE BREAK SALA FOYER 4
43
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
44
45
APRESENTAÇÕES ORAIS SALA SANTA CRUZ 1
46
16h30 - 18h30 Apresentações orais
47
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
48
198262 Criação de aplicativo gamificado para o engajamento nas aulas de Educação Física

Fernanda Aparecida da Silva, Maria D'Arienzo, Diego Parizotto, Adriano Teixeira
17
49
198549 Os desafios da gestão do curso de Licenciatura em Computação da UFPI face às políticas públicas no campo da formação de professores de Informática

Francisco Renato Lima, Aline Silva, Keylla Maria Sá Urtiga Aita
18
96
196241 Um Estudo de Viabilidade para Avaliação de Atributos de Qualidade em uma Ferramenta Web de Submissão de Trabalhos Acadêmicos

Erik Aceiro Antonio
20
52
197042 Jogos Educacionais Digitais nas Escolas de Corumbá - MS: Um Relato de Experiência na Formação de Professores

Michael Douglas da Silva Ferreira, Lucineide da Silva
21
53
198531 Principais Desafios para a Inclusão dos Docentes da Rede Pública no Contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação

Rosane Feitosa, Keylla Maria Sá Urtiga Aita, Aline Silva
22
54
55
18h30 - 19h00 Retirada dos painéis SALA FOYER 4

1
12/11 - Segundo dia do WIE 2019
2
Horário Atividade Sala 1 Sala 2
3
08h00 - 08h30
Fixação dos painéis Foyer 4 Foyer 4
4
08h00 - 12h00
Apresentações orais Vera Cruz 1 Vera Cruz 2
5
12h00 - 13h30
Almoço - -
6
13h30 - 14h00
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
Foyer 4 Foyer 4
7
14h00 - 14h30
Retirada dos painéis
Fixação de novos painéis
Foyer 4 Foyer 4
8
14h00 - 16h00
Apresentações orais Vera Cruz 1 Vera Cruz 2
9
16h00 - 16h30
Coffee break

Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
Foyer 4 Foyer 4
10
16h30 - 18h30
Apresentações orais Vera Cruz 1 Vera Cruz 2
11
18h30 - 19h00
Retirada dos painéis Foyer 4 Foyer 4
13
15
APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS (Banners)
SALA FOYER 4
16
08h00 - 08h30
Fixação dos painéis
17
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
18
198613 Letramentos Digitais e Desenvolvimento do profissional da Área de Vestuário

Juliana Rangel de Pimentel, Raimundo Vasconcelos, Veruska Machado
117
19
198546 Processo de Identificação e Correção de Erros da Plataforma OBAMA

Vitor H. C. Bezerra, Gildo Duarte, Jason Willyan Castro do Nascimento, Moisés Araújo, Dennys Leite Maia
118
20
196472 E-PBL : Ferramenta de Apoio ao aprendizado e uso da metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas

Letícia de Almeida, Marcos Paulo Rolim, Rodrigo da Silva, Anderson Costa
119
21
196665 Estratégias no uso de Tecnologias Digitais de Informática e Comunicação (TDICs) e as práticas de ensino supervisionadas

Morgana Schenkel Junqueira, Joslaine Cristina Jeske de Freitas
120
22
196922 Técnicas Alternativas de Ensino (Aprendizagem Ativa) para Disciplinas da Computação: Um Mapeamento Sistemático no Contexto Brasil

Ronney Moreira de Castro, Sean Siqueira
121
23
198688 Workshop de Inovação com Tecnologias Educacionais: Um Relato de Experiência

Elvis Melo, Adriana V. M. de Azevedo, Debora Azevedo, Dennys Leite Maia
122
24
196285 EducaLização - Rede Social de preparação voluntariada para o vestibular

Carla Machado, Karolinny Guimarães, Artur Brandt
123
25
196760 Glossário LV: Um Plugin de Avaliação por pares ao Glossário do Moodle

Manoel Fiuza, Gilvandenys Leite Sales, Monck Albuquerque, Eliana Leite
124
26
197912 Melhores Práticas para Aplicação de TA na Educação Inclusiva

Críscilla M. C. Rezende, Ana Carolina Inocêncio
125
27
198344 Objeto de aprendizagem sobre diversidade humana

Viviane de Fatima Bartholo, Eunice Belloti, Débora Garcia, Gabriela Ferrari
126
28
198508 Avaliação didática do aplicativo Duolingo para a utilização como ferramenta pedagógica no ensino da Língua Inglesa

Valéria Nogueira, Francisco Pereira, João Oliveira, Dayane de Souza, Genarde Trindade
127
29
198512 M-Learning: uma revisão sistemática dos desafios no desenvolvimento de tecnologias educacionais para dispositivos digitais móveis

Ewerton Carlos Assis
128
30
198577 Avaliação de Softwares Educacionais: Uma Abordagem Mais Inclusiva para Alunos com Transtorno do Espectro Autista

Uilliam Pereira de Oliveira, Wesley Thereza
129
31
198590 Material Didático para Cursos a Distância no Contexto Militar: Uma Revisão Bibliográfica

Edith Nóbrega, Apuena Gomes
130
32
198591 Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância?

Patrícia Silva, Crediné de Menezes, Lea Fagundes
131
33
198598 SADLABI: Proposta de um Sistema de Apoio à Decisão para a gerência de Laboratórios de Informática

Cristovão Lima, Hélio Júnior, Soraya Medeiros, Angélica Medeiros
132
34
35
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA VERA CRUZ 1
36
08h00 - 12h00
Apresentações orais
37
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
38
198524 Experiência com o uso da Ferramenta Scratch na Terapia dos Pacientes Psiquiátricos

Lucas Leal, Keylla Maria Sá Urtiga Aita, Aline Silva
23
39
197054 Tecnologia e Conhecimento - Pessoas e Protagonismos: uma proposta de projeto de extensão

Silvana Carbonera, Andreia Jesus, Alexander Robert Kutzke, Izabel Ferreira
24
40
198068 Desenvolvimento de Aplicativo em App Inventor 2 como Ferramenta Didática para a Educação Especial

Jarles Gomes Santos, Jaian Santos, Luanna Santos, Maria de Fátima Simplício, Wanessa Medeiros, Echelly Nóbrega
25
53
198579 Programa Escola de Hackers como vetor de articulação entre pesquisa e extensão

Thais Trevisan, Adriano Teixeira, Milene Giaretta
26
42
198666 ELIS: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos

Luciano Teran, Fabiola Araújo, Yomara Pires
27
43
198521 Identificando as Atividades dos Grupos do Programa de Educação Tutorial na Área de Computação no Apoio à Inclusão e Alfabetização Digital

Emily Costa, Antônio Pinto, José Ribamar Durand Rodrigues Junior, Alana Araujo, Ednara Pereira, Geraldo Braz Junior, Rodrigo Santos, Luis Rivero
28
44
198592 Análise de Jogos em sites Educativos

Jefferson da Rosa, Dulce Cruz
29
45
196115 Geo Amapá um aplicativo para o estudo da Geografia amapaense

Ronaldo S Pantoja, Celiane S Chagas, Cirlene B Pereira, Olavo Brito Neto
30
46
198522 Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Ciência da Computação - uma Questão de Gênero?

Tamara Ferreira, Joslaine Cristina Jeske de Freitas, Marcos Wagner Souza Ribeiro, Eliane Raimann
31
47
198610 Ensino Híbrido Aplicado a Capacitações Profissionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Igo Joventino Dantas Diniz, Apuena Gomes
32
48
198589 Relato de Experiência na Educação Especial em Engenharia de Software com um Sistema Tutor Inteligente

Laercio Sousa Junior, Emanuel Barroso, Vandor Rissoli
33
49
198659 As Metodologias Ativas e o Ensino em Engenharia de Software: uma revisão sistemática da literatura

José Vinícius Lima, Mozart de Melo Alves Júnior, Andres Moya, Ricardo Almeida, Patricia Anjos, Maria Lencastre, Roberta Andrade de Araújo Fagundes Fagundes, Fernanda Alencar
34
50
51
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA VERA CRUZ 2
52
08h00 - 12h00
Apresentações orais
53
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
59
197447 Um Mapeamento de Ferramentas Digitais para Criação de Narrativas Não-Lineares

Bruno Morais Neves de Castro, Matheus Breno Santos, Jaline Mombach
35
55
198030 Implantação de um jogo educativo para auxiliar na compreensão do sistema de geração e distribuição de eletricidade

Thiago de Oliveira, Manoel Ribeiro Filho
36
56
198513 Exploring and Evaluating "TaPrEC+mBot" Environment with Preschool Children

Marleny Luque Carbajal, M. Cecília Baranauskas
37
57
198585 Análise da utilização da plataforma Khan Academy para a educação matemática

Ynessa Santos, Apuena Gomes
38
58
196230 Conhecendo o Espaço Geográfico do Meu Bairro: Uma Prática com Robótica Educacional

Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo, Elvis Melo, Juliana Oliveira, Aquiles Burlamaqui, Akynara Burlamaqui
39
54
198483 Avaliações formativas coordenadas por estratégias de participação inspiradas na abordagem de ensino híbrido

Maria Angélica Oliveira, José Valdeni de Lima, Gisele Paim
40
60
198488 Desenvolvimento de jogos 2D com Phaser e storytelling para fixação de conceitos fundamentais de programação

Jamille Silva, Fábio Cristiano, Danielle Martins, Jorge de Oliveira Pereira, Erik Neres
41
61
194759 Tecendo Espaços e Experiências no Campo da Robótica Educacional para Fomentar o Interesse de Meninas pela área de Computação

Cristina Paludo Santos, Denilson da Silva, Alexandre Roque, Juliana Weinert de Lima, Marina de Souza Dal Ben
42
62
198169 ALGO+RITMO: Uma Proposta Desplugada com a Música para Auxiliar no Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Victor Silva, Heleniara Moura, Suelen Paula, Ângelo Jesus
43
63
198696 Estratégia neuropedagógica computacional para promover o desenvolvimento de jovens em áreas de risco e vulnerabilidade social

Ana Cavadas, Raquel Machado Fernandes, Claudia Motta, Carla Marques, Carlo Oliveira
44
64
197946 Oficina de Banco de Dados com Aprendizado Cinestésico para Meninas do Ensino Médio

Rita Berardi, Nádia Kozievitch, Silvia Amelia Bim, Pedro Auceli
45
65
198566 Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos

Cicero Santos, Maria Augusta Silveira Netto Nunes
46
66
67
12h00 - 13h30
ALMOÇO
68
13h30 - 14h00
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
SALA FOYER 4
69
70
APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS (Banners)
SALA FOYER 4
71
14h00 - 14h30
Retirada dos painéis
Fixação de novos painéis
72
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
73
198676 Gamificação como aliada na Educação Empreendedora

Esteic Janaina Santos Batista, Renato Massao Shiwa, Lin Ming Feng
133
74
198684 Um modelo bayesiano que auxilia na identificação de alunos com dificuldades na aprendizagem de programação de computadores

Willys Campos, Rodrigo Reis, Otavio Teixeira
134
75
196148 Stop motion como estratégia de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos

Sylvana Karla Santos, Cristiane Kondo
135
76
197002 Metodologias Ativas de Aprendizagem auxiliadas por Tecnologias Digitais como potencializadoras do Sistema Atencional

Cheila Bombana, Adriano Teixeira
136
77
198056 Introdução a ciência da computação com computação desplugada no Ensino Fundamental II

Francisco Silva, Kelinne Guimarães, Moisés Laurence
137
78
198486 Metodologias ativas no ensino de prismas

Elisandra Picinin, Adriano Teixeira
138
79
198476 Possibilidade de desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio do Code.Org: aplicado ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

Myllena Freitas, Pauleany Morais
139
80
198574 Integração da Teoria e da Prática: Um relato de Experiência de uma Oficina sobre Pensamento Computacional com Base na Psicologia Educacional

Amanda Maria Oliveira, Gabriel Barreto, Dennys Leite Maia
140
81
198580 Utilização do PBL para o acompanhamento na aprendizagem de SCRUM

Carlos Henrique Bezerra de Macedo, Sarah Sotero, Danieli Silva de Souza Rabelo, Ricardo Valentim
141
82
198625 Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura

Eli Lima, Dennys Leite Maia
142
83
198647 Seminário como estratégia pedagógica para o estudo das ferramentas de suporte ao Teste de Software

Naiara Neves, Graci da Encarnação
143
84
198656 Uso da Khan Academy como Avaliação Continuada em Matemática Elementar

Adriana V. M. de Azevedo, Luiza L. T. Medeiros, Vitor H. C. Bezerra, Antonio I. S. de Oliveira
144
85
198657 Criptografia e Segurança Web: um relato de experiência do ensino de conceitos computacionais para crianças

Guilherme Rodrigues, Rafael Braga, Thiago Amorim
145
86
198695 Laboratórios Remotos Aumentados para o ensino de Circuitos Elétricos

Priscila Nicolete, Eduardo Oliveira Junior, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Eduardo de Vila, Marta Cristiano, Aline Coelho dos Santos, Juarez Bento Silva
146
87
198704 Possibilidades de Uso da Impressora 3D em Projetos de Sala de Aula

Andressa Kotz, Marilei Kovatli, Ederson Locatelli
147
88
198664 Gamificando a Sala de Aula: Um Relato de Experiência com o Kahoot na Chapada Diamantina

Ana Luísa dos Santos Carregosa, Douglas de Souza Araujo, Monck Albuquerque
148
89
90
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA VERA CRUZ 1
91
14h00 - 16h00
Apresentações orais
92
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
93
198681 Arrow: jogo digital para apoio à aprendizagem de vetores

Glice Pires, Carlos GUIMARÃES, Jeanne da Silva Barbosa Bulcão, Patricia Calisto, Charles Madeira, André Campos
47
94
198240 Aprendizagem baseada em jogos: experiência no ensino de Física

Isadora Nascimento, Quezia Sousa, Edicarlos Batista, Messias Santos, Francisco Silva
48
95
198685 Avaliação de Ferramentas para Ensino de Programação para Crianças e Adolescentes

Renata Pontes, Jaindson Santana, Mirko Perkusich, Anderson Barbosa, Vitor Gomes, Moisés Simões, Carlos Avelino da Camelo
49
51
196895 Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária

Tenilson de Assis, Jayanne Vieira, Jéssica Fernanda Silva Barbosa, Francys Rafael, André Almeida Silva
50
97
198709 Formação de Professores na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência visual: relato de experiência com elementos de gamificação

Charles Madeira, José Guilherme Santa Rosa, Angelica Veronica de Oliveira Martins, Cristiane dos Santos, Juliana Magro, Noélia Barbosa Costa de Queiroz
51
98
197832 Supporting Educators in the Design of Constructionist Learning Environment Scenarios: a Framework

Flavio Nicastro, M. Cecília Baranauskas, Ricardo Torres
52
99
100
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA VERA CRUZ 2
101
14h00 - 16h00
Apresentações orais
102
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
103
198637 Zerobot e Matemática: Relato de experiência usando robôs programáveis no Ensino Fundamental 1

Yuri Padua, Siovani Felipussi
53
104
198088 Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual

Herica Zednik Rodrigues, Olga Takinami, Ronald Brasil, Selma Bessa Sales, Sibere Araujo
54
105
197869 Computação e Comunidade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sétimo Ano do Ensino Fundamental II

Luis Gustavo Araújo, Bianca Santana, Roberto Bittencourt
55
106
198609 Desenvolvimento de jogos como mecanismo pedagógico: Um relato de experiência na escola pública visando à sustentabilidade e preservação do meio ambiente

Sara Silva, Fabiola Araújo, Saulo Costa, Yomara Pires, Marcos Seruffo, Josivaldo de Araujo
56
107
198017 Uso de Scratch com alunos de escola pública de Penedo-AL para ensino da Matemática

Lucas Lima de Oliveira Garcia, Thyago Tenório, Rendrikson Soares, Tiago Silva Costa, Caroline Alves, Nicolas Lennick Bomfim de Albuquerque, Tenilson de Assis
57
108
197006 Utilização de jogos como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática

Jean Machado, Almir Junior
58
109
110
16h00 - 16h30
COFFEE BREAK
SALA FOYER 4
111
16h00 - 16h30
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
SALA FOYER 4
112
113
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA VERA CRUZ 1
114
16h30 - 18h30
Apresentações orais
115
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
116
196953 Estimulando o Pensamento Computacional: uma experiência com ScratchJr

Carina Farias, Valéria Gabriel da Cruz, Jucimária Santos Farias, Daniel Costa Braz, Bárbara Maia Brito, Angela de Souza Carvalho
59
117
198496 Desenvolvimento e aplicação de práticas desplugadas para o ensino de Redes de Computadores

Alejandro Melgaço, Josualdo Dias
60
118
198586 Enhancing a Tangible Tabletop with Embedded-Technology Objects for Experiencing Deep Time

Yusseli Lizeth Méndez Mendoza, M. Cecília Baranauskas
61
119
198622 Um Relato de Experiência sobre o Uso do Pensamento Computacional para Potencializar o Ensino de Ciências na Rede Básica de Ensino

Thiago De Almeida, Thais Castro, Bruno Gadelha
62
120
197732 GeoGebra e Impressão 3D: desenvolvendo o Pensamento Geométrico Espacial

Larissa Monzon, Marcus Basso
63
50
195349 Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre a Utilização de Learning Management Systems na Educação Básica

Simone do Carmos Silva, Ana Carolina Inocêncio, Heitor Costa, Paulo Parreira Júnior
19
121
122
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA VERA CRUZ 2
123
16h30 - 18h30
Apresentações orais
124
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
125
198615 Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Lucas Mendes, Nicolas Amorim
64
126
196918 Ensino de Programação Front-end através de jogos digitais: Um relato de experiência na Escola de Programação do LAIS/HUOL

Fernando Lucas de Oliveira Farias, Danieli Silva de Souza Rabelo, Ricardo Valentim, Isabel Nunes
65
127
197852 Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Plugins de Gamificação para o LMS Moodle

Nechelley Alves, Heitor Costa, Paulo Parreira Júnior
66
128
198528 Desenvolvimento de aplicativos na/para a educação pública: uma parceria entre estudantes do ensino médio e graduandos

Elmara Souza, Adriana Sousa, Luísa Moura
67
129
198708 Google Sala de Aula como interface de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no Ensino Superior

Ivana M. Costa, Francisco N. G. Mandú, Clalber C. da Costa, Alcy F. Ribeiro, Danielle Couto
68
130
198480 Resgate e reabilitação de um aluno autista no ensino Fundamental com uso de tecnologias de informação e comunicação

Reisla Rodrigues, Sean Siqueira
69
131
132
18h30 - 19h00
Retirada dos painéis
SALA FOYER 4

1
13/11 - Terceiro dia do WIE 2019
2
Horário Atividade Sala 1 Sala 2
3
08h00 - 08h30
Fixação dos painéis Foyer 4 Foyer 4
4
08h00 - 12h00
Apresentações orais
Santa Cruz 2
Santa Cruz 3
5
12h00 - 13h30
Almoço - -
6
13h30 - 14h00
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
Foyer 4 Foyer 4
7
14h00 - 14h30
Retirada dos painéis
Fixação de novos painéis
Foyer 4 Foyer 4
8
14h00 - 16h00
Apresentações orais
Santa Cruz 2
Santa Cruz 3
9
16h00 - 16h30
Coffee break

Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
Foyer 4 Foyer 4
10
16h30 - 18h30
Apresentações orais
Santa Cruz 2
Santa Cruz 3
11
18h30 - 19h00
Retirada dos painéis Foyer 4 Foyer 4
12
13
APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS (Banners)
SALA FOYER 4
14
08h00 - 08h30
Fixação dos painéis
15
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
16
198498 Robótica Educacional como Método Principal de Ensino em Práticas de Programação

Rachel Reis, Larissa Rodrigues, Pablo Luiz Araújo Munhoz, Kamila Lyra, Seiji Isotani
149
17
194793 Ferramenta para Mediação do Processo de Desenvolvimento do Pensamento Algorítmico contemplando Preceitos de Acessibilidade

Cristina Paludo Santos, Vinicius Ajala, Denilson da Silva
150
18
198382 Análise do Projeto de Extensão de Inclusão Digital e Informática Educativa no Ensino Fundamental da Rede Pública

Maria Rafaelly Ferreira Alves, Ricardo de Sousa Farias, Kaique Rijkaard de Sousa Oliveira, Valter Medeiros Junior, Wanderley Pereira de Sousa, Jannayna Domingues Barros Filgueira
151
19
198565 Uma contribuição ao ensino de programação na Educação Básica

Ana Flávia Silva Siqueira Pires, Jorge Prates
152
20
198571 Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I

Kenia Luiza Oliveira, Márcia Oliveira, Mariella Andrade
153
21
198325 Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação para Meninas no Ensino Básico

Maria Luiza Machado Silva, Diego Witt, Andreia Marini
154
22
198611 A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas

Maria Aparecida de Faria da Silva, Márcia Oliveira
155
23
198523 Simulador para prevenção e mitigação aos riscos de desastres utilizando realidade virtual

Alex Seródio Gonçalves, Mauricio Lopes, Dalton Reis
156
24
198663 Pensamento Computacional Desplugado e Transtornos do Aprendizado: Experiência na Educação Básica

Emanuelle Simas, Claudia Motta
157
25
198491 Ensino da adição e subtração baseado no Campo Aditivo: uma proposta na Cultura Digital

Crediné de Menezes, Genilson Corradi
158
26
198624 Gamificação da Matemática no Instituto Federal do Amazonas

Gabriel Compto, Francisco Sena
159
27
197072 Desenvolvimento de Aplicativo para Ensino de Língua Portuguesa

Heloneida Coelho, Olavo Brito Neto
160
28
198084 Criação de Jogos Educacionais para apoiar o Ensino da Matemática: um Estudo de Caso no Contexto da Educação 4.0

Deivid Eive dos Santos Silva, Marialina Corrêa Sobrinho, Natasha Valentim
161
29
198561 Transit Kämpfer: uma proposta de jogo digital para educação no trânsito

Camilla Ferreira, Karoline Vieira, Marcos Santana, Charles Pimentel
162
30
198654 Chatbots e Alunos do Ensino Médio: É possível estabelecer uma conexão?

Ana Cristina Costa, Alice Alves Franco, Ana Cláudia Cabral, Carlos Alexandre Chacon Caetano, Felipe de Jesus Araújo da Conceição, Ricardo Jullian, Tereza Cristina Moraes do Nascimento
163
31
198680 FuscaMakers! Levando a cultura maker para a escola pública

Carmen Sforza, Cristiane Samária, Rubens Saito
164
32
33
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA SANTA CRUZ 2
34
08h00 - 12h00
Apresentações orais
35
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
36
198682 Uma Abordagem Baseada em Robótica para Ensinar Fundamentos da Computação na Educação Básica

Felipe Cunha, Cristiane Ribeiro Nascimento
70
37
198638 Ensino de algoritmos, programação e matemática: panorama e estudo de caso para estudantes de escolas públicas brasileiras

Priscila Lima, Paulo Vieira, Leônidas Brandão
71
38
198732 Avaliação Gamificada no Ensino Médio: Uma Abordagem com GAMED

Jaline Mombach, Paulo Silas Souza, Fábio Rossi
72
39
196689 Uso de Aplicativos Educacionais ? Experiências com Aprendizagem Criativa na Educação Básica

Graziela Guarda, Lidia Raquel Rocha Cunha, Caroline dos Santos Gonçalves
73
40
198629 Experiência com gamificação: Uma abordagem aplicada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Thiago M. Silva, Leonardo Soares, Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira, Rafael Barbosa, Higor Santos, Gabriel Alves
74
41
196249 Uma Proposta de Abordagem Pedagógica para o Uso do RPG Maker no Ensino de Cartografia

Carlos Souza, Enio Monteiro, Carlos Portela
75
42
198249 Estimular o Pensamento Computacional através da Computação desplugada aos alunos do Ensino Fundamental

Alexandre Lopes, Andréa Ohashi
76
43
195585 Jogo Corrida das Frações - Ludicidade e Pensamento Computacional

Graziela Guarda, Caroline dos Santos Gonçalves, Lidia Raquel Rocha Cunha
77
44
198639 Gamificação no ensino de Ciências: um relato de experiência

Glice Pires, Jeanne da Silva Barbosa Bulcão, Debora Azevedo, Charles Madeira
78
126
196530 NuAR Ambiente Multidisciplinar de Ensino Interativo para a Aprendizagem Criativa

Cláudia Fernandes, Marta Luzzi, Alice Couto, Amanda Theodoro, Gustavo Redua Oliveira, Kryslla Carvalho, Matheus Nathan Martinez, Rodrigo Costa Silva de Oliveira
79
46
196799 Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com o uso do Scratch

Sivaldo Joaquim de Santana, Wilk Oliveira
80
47
195673 Modelo Pedagógico ML-SAI: Uma Atividade Experimental no Ensino Médio

Ernane Martins, Luís Gouveia
81
48
49
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA SANTA CRUZ 3
50
08h00 - 12h00
Apresentações orais
51
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
52
197868 Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada

Francisco Tito Silva Santos Pereira, Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt
82
41
198545 Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática

Felipe Guimarães, Giani Ito, Mayara Cristina Pereira Yamanoe
83
54
198667 Programação em Scratch na Sala de Aula: investigações sobre a construção do conceito de ângulo

Kátia Rocha, Marcus Basso
84
55
197578 Robótica na educação não é um bicho-papão: relato de experiência na rede pública municipal

Aline Almeida, André Raabe, Nayara Voigt
85
56
198687 Chute Certo: Um Jogo Digital Educativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização

Samanta Aires, Ynessa Santos, Maria Aparecida Alves de Andrade, Lucineide Araújo, Charles Madeira
86
57
196972 Uso da Ferramenta Kahoot Transformando a Aula do Ensino Médio em um Game de Conhecimento

Ernane Martins, Luís Gouveia
87
58
196231 Aproximação de alunas do ensino básico do pensamento computacional: relato de experiência de uma oficina de eletrônica

Beatriz Silva de Santana, Claudia Pinto Pereira
88
59
196307 Jornal Escolar Utilizando o Linux Educacional - Um Relato de Experiência

J. Veras, Paulo Parreira Júnior, Heitor Costa
89
60
196050 Objetos de Aprendizagem Plugados e Desplugados: um estudo de caso com ordenação alfabética

Claudia Werlich, Lucas Fagundes Torrá, Cristiani Crema, Isabela Gasparini, Avanilde Kemczinski
90
61
194360 Estudo comparativo de ambientes gamificados no auxílio à aprendizagem

Isolda Bezerra Pereira, Jucelio Santos, Pablo Suárez, Milena Nunes Alves de Sousa
91
62
198694 Educação na Faixa: um Jogo 2D para o Ensino da Educação Para o Trânsito

Jarles Gomes Santos, Cintia Oliveira, Crisiany Sousa, Charles Madeira, André Campos
92
63
198511 Ensinando Design de Interface de Usuário na Educação Básica: Um Mapeamento Sistemático do Estado da Arte e Prática

Miriam Ferreira, Fernando Pinheiro, Raul Missfeldt Filho, Christiane Gresse von Wangenheim
93
64
65
12h00 - 13h30
ALMOÇO
66
13h30 - 14h00
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
SALA FOYER 4
67
68
APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS (Banners)
SALA FOYER 4
69
14h00 - 14h30
Retirada dos painéis
Fixação de novos painéis
70
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
71
197747 FAZENDO E APRENDENDO: a criação de um software didático como ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizado em contabilidade

Cintia Renz, Larissa Euzebio, João Erig Bohn
165
72
196416 Construct2 no Brasil: uma revisão sistemática de literatura

Hiago de Jesus, Almir Junior
166
73
198269 Extensão Universitária: uma experiência com ensino de programação para crianças

Alexandre Rosa, Camilla Nakoneczny, Claisa Lubke, Gabriel Igarashi, Romualdo Filho, Vinicius Pereira, Andreia Jesus, Alexander Robert Kutzke
167
74
198555 Ambiente de programação para a introdução da lógica de programação

Mauro Mattos, Luciana P. de Araújo Kohler, Fabricia Zucco, Leonardo Fronza, Artur Bizon, Heitor Ugarte Calvet da Silveira, Bruno Santos, Gian Carlo
168
75
196366 Análise Sistemática de Utilização de Softwares Educacionais em Biologia no Ensino Médio

Tatiane Barbosa, Almir Junior
169
76
196999 Análise e Fomento ao Uso do Laboratório de Informática na Escola: Um Estudo de Caso

Bruno Costa, Carla Delgado, Filipe Oliveira
170
77
198710 Finance Math Game: Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Educação Financeira com Scratch

Fernando Lucas de Oliveira Farias, Elvis Melo, Juliana Oliveira, Charles Madeira, André Campos
171
78
198202 Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Monitoramento da Aptidão Física de Escolares do Ensino Fundamental

Maria D'Arienzo, Fernanda Aparecida da Silva, Diego Parizotto, Adriano Teixeira
172
79
198636 Uma tarefa Interdisciplinar sobre Sustentabilidade: desenvolvimento de uma WebQuest para promoção da Aprendizagem Significativa

Pablo Roberto Fernandes de Oliveira, Jucelio Santos, Rodrigo Costa, Rosangela de Araújo Medeiros
173
80
196212 Metodologias ativas para o ensino da computação: uma revisão sistemática e um estudo prático

Amanda Körber Hartwig, Marlei Silveira, Leonardo Fronza, Mauro Mattos, Luciana P. de Araújo Kohler
174
81
198183 Robótica Educacional em escolas públicas

Laureane Sousa, Veruska Machado
175
82
198641 Proposta do Uso de Múltiplos Recursos para o Ensino de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II: Um Relato de Experiência

Oto Assunção, Nathalia Braga, Raquel Prates, Elaine França
176
83
198737 PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma estratégia de ensino e promoção da cidadania na educação básica indígena utilizando robótica livre e lógica de programação Scratch

Plácido Segundo, Mysael Carvalho, Osias Santos, Bruno Serejo, Joao Otavio Bandeira Diniz, Neilson Ribeiro
177
84
198661 Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC

Laís Michelle de Souza Araújo Bandeira, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo, Fernando Lucas de Oliveira Farias, Alyana Barros, Janice França de Queiroz, Isabel Nunes, Luiz Guedes
178
85
198651 PROSSIGA:Auxiliando o Aprendizado de Programação com o Uso da Robótica

Carlos Lopes, Ygor Neves, Arthur Borges, Artur Servian, Paulo Branquinho
179
86
198502 Evolução da ferramenta App Inventor para suportar o ensino de design interface na Educação Básica

Fernando Pinheiro, Christiane Gresse von Wangenheim, Jean Hauck, Miriam Ferreira
180
29
198599 Oficinas de Aprendizagem Ativa de GNU/Linux em um Curso de Engenharia de Computação

Guilherme Wanderley, Roberto Bittencourt, Rodrigo Calumby
184
87
88
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA SANTA CRUZ 2
89
14h00 - 16h00
Apresentações orais
90
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
91
195703 Explorando a Tangibilidade como Estímulo ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Cristina Paludo Santos, Renan Volz, Denilson da Silva
94
92
198645 Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: um estudo de caso no ensino médio de escola pública

Geisiane Souza Matos, Sara Silva, Fabiola Araújo, Yomara Pires, Marcos Seruffo
95
93
198536 EcosAR: simulador de ecossistemas utilizando realidade aumentada

Rodrigo Pereira, Dalton Reis, Roberta Andressa Pereira, Mauricio Lopes
96
94
198014 Explorando Medidas de Comprimento, Criatividade e Interdisciplinaridade com Minetest no Ensino Fundamental

Marcia Kaminski, Clodis Boscarioli
97
95
197757 A formação de professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do século XXI

Adriana Santos, Adriano Teixeira
98
96
197023 A promoção de inclusão digital de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da Extensão Universitária

José Vitor de Abreu Silva, Rendrikson Soares, Lucas Lima de Oliveira Garcia, Carlos Eugênio da Silva Rodrigues, Waleska Davino Lima, André Almeida Silva
99
97
98
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA SANTA CRUZ 3
99
14h00 - 16h00
Apresentações orais
100
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
101
198497 Aprendendo sobre o uso da Robótica para Introdução à Programação: um relato de experiência

Enza Victal, Alex Cândido
100
102
198720 A Gamificação como Metodologia para o Desenvolvimento de Competências Gerais da BNCC

Jarles Gomes Santos, Cintia Oliveira, Crisiany Sousa, Charles Madeira, José Guilherme Santa Rosa
101
103
198550 Tecnologia 'Inteligente' Associada a Aprendizagem Significativa em Bioquímica

Adriana Furtado, Vandor Rissoli
102
104
197850 Pensamento computacional para alunos do ensino fundamental de escolas públicas em uma cidade de pequeno porte - um relato e análise de experiência

José Amancio Santos, Roberto Bittencourt, Anfranserai Morais Dias, Beatriz Silva de Santana
103
105
196801 GEORobótica - Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Geografia no Ensino Médio: um relato de experiência da robótica educacional com alunos de escola pública

Fernando Lucas de Oliveira Farias, Everton da Silva Brito, Felipe Jhonanta Ferreira da Costa, Igo Joventino Dantas Diniz, Akynara Burlamaqui, Aquiles Burlamaqui
104
106
196336 A linguagem de programação Scratch e o ensino de funções: uma possibilidade

Sandra Riboldi, Janice Reichert
105
107
108
16h00 - 16h30
COFFEE BREAK
SALA FOYER 4
109
16h00 - 16h30
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
SALA FOYER 4
110
111
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA SANTA CRUZ 2
112
16h30 - 18h30
Apresentações orais
113
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
114
197302 Self Protect: Um jogo para auxílio no ensino de conceitos relacionados a Segurança na Internet para Crianças e Adolescentes

Fernando Lucas de Oliveira Farias, Neide Aparecida Alves de Medeiros, Stênio Lúcio da Rocha, Daniel Fonseca de Medeiros, Edith Cristina da Nóbrega, Aquiles Burlamaqui, Charles Madeira
106
115
196744 Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio ao Processo de Alfabetização

Sivaldo Joaquim de Santana, Wilk Oliveira
107
116
197908 Adaptation of assistive and robotic technology to teach music to deaf children

Cristiano Benites, Ismar Frango Silveira
108
117
198510 The Magic of Science: Beyond Action, a Case Study on Learning Through Socioenaction

Emanuel Felipe Duarte, Vanessa Maike, Yusseli Lizeth Méndez Mendoza, Camilla Brennand, M. Cecília Baranauskas
109
118
198701 Estimulando o pensamento computacional em alunos do ensino médio com o uso do Scratch for Arduino

Alan Silva, Ramásio Ferreira de Melo, Rogério Pereira de Sousa, Karoline Nascimento
110
119
198605 Loop - Tabuleiro Lógico: uma proposta de ensino com Computação Desplugada

Ruan Barroso, Ana Rita Santos, Veruska Machado
111
120
121
APRESENTAÇÕES ORAIS
SALA SANTA CRUZ 3
122
16h30 - 18h30
Apresentações orais
123
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
124
196681 Uma experiência em ensino de programação de computadores com alunos da rede pública usando a linguagem Scratch

Wendell Bento Geraldes, Ernane Rosa Martins, Ulisses Rodrigues Afonseca
112
125
198484 O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I

Marcos Castilho, Elaine Grebogy, Icleia Santos
113
45
198597 Uma experiência mão na massa de construção de alarme móvel com Arduino Uno como mobilizadora de competências

Armando Foscarin, Caroline da Silva Furini, Évora Nirvana Gomes, Adriano Teixeira
114
127
198626 Ensino de Programação em Escolas Públicas: Relato de uma Ação do PET-TI

Letícia Saraiva Chaves, Abilio e Silva, Carla Ilane Moreira Bezerra
115
128
198604 Proposta e Aplicação de Atividades para o Desenvolvimento das Habilidades de Organização de Informação e Pensamento Algorítmico

Placida Oliveira, Gean Brandão, Luciana Foss, Andre Du Bois, Marilton Aguiar, Renata Reiser, Clause Piana, Ana Rita Mazzini
116
129
197977 Ferramentas de Videoconferência para a Realização de Monitoria a Distância

Ricardo de Sousa Farias, Kaique Rijkaard de Sousa Oliveira, Hoffmann da Silva Queifer, Jannayna Domingues Barros Filgueira, Geam Carlos de Araújo Filgueira
117
130
131
18h30 - 19h00
Retirada dos painéis
SALA FOYER 4

1
14/11 - Último dia do WIE 2019
2
Horário Atividade Sala
3
08h00 - 08h30
Fixação dos painéis Foyer 4
4
08h30 - 11h30
Exposição dos painéis Foyer 4
5
11h30 - 12h00
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
Foyer 4
6
12h00 - 12h30
Retirada dos painéis Foyer 4
7
12h00 - 14h00
Premiações e encerramento Auditório
8
9
APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS (Banners)
SALA FOYER 4
10
08h00 - 08h30
Fixação dos painéis
11
08h30 - 11h30
Exposição dos painéis
12
Artigo JEMS Trabalho / Autor(es) Código
13
196655 A Disciplina de Calculo Diferencial e Integral: uma fábrica de jogos

Rosemeiry Prado, Eduardo Moraes, Vitor Lemos, Moisés Morais, Andres da Silva, João Vitor Mendes, Marcos Paulo Oliveira, Fabio Augusto Nicoleti
181
14
198683 SETCOMP - Sistema Especialista para Avaliação Ergonômica do Posto de Trabalho com uso do Computador

James Marcelo Schulz, Roberta Francine Schmachtenberg, Rejane Frozza, Marcia Kniphoff da Cruz
182
15
198556 Recursos Digitais na Aprendizagem de Espanhol pelo Público da Educação de Jovens e Adultos

Aladir Ferreira da Silva Júnior, Rita Rodrigues de Souza
183
17
198540 Cineclube at School: Disseminating a Literary Culture from Actions of the ATLAS Project

Mirelly Éllen Mendes de Lucena, Rodrigo Costa, Jucelio Santos
185
19
198721 Circuito de quatro estações aplicando a computação desplugada

Luciana P. de Araújo Kohler, Mauro Mattos, Fabricia Zucco, Heitor Ugarte Calvet da Silveira, Leonardo Fronza, Gian Carlo, Bruno Santos, Jorge Kohn
187
20
194936 Pensamento Computacional em Atividades de Robótica Pedagógica Livre no Ensino Médio

Anderson Gusmão, Rozelma França
188
21
198341 Aprendizagem Corporativa em Teste de Software: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Dianne Silva, Deller Ferreira
189
22
198671 ESTUDANDO FRAÇÕES: Desenvolvimento de um software educativo para aprendizagem de frações Matemáticas

Franciely Souza, Higor Santos, Adauto Almeida Filho, Célia Silva
190
23
198507 Robótica Sustentável: Explorando a criatividade e a conscientização ambiental no Ensino Fundamental

Dayane de Souza, Genarde Trindade, Luiz Sérgio Barbosa
191
24
11h30 - 12h00
Apreciação interativa dos painéis
(presença de ao menos 1 autor junto ao painel)
SALA FOYER 4
25
26
12h00 - 12h30
Retirada dos painéis
SALA FOYER 4
27
28
PREMIAÇÕES E ENCERRAMENTO
SALA PINDORAMA
29
12h00 - 14h00
Premiação do Melhor Artigo por Trilha do WIE 2019

Encerramento
Foyer 4
comments powered by Disqus