Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Apresentação e Objetivos
O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e desde então tem sido realizado anualmente. A partir de 2012 passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.
O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação.
Trilhas do SBIE 2020
Podem ser submetidos Artigos completos ou resumidos nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol em uma das trilhas a seguir:
Trilha 1: Abordagens Metodológicas e Tecnológicas para Educação Básica e Superior
Coordenador: Prof. Dr. José Aires de Castro Filho (UFC) - aires@virtual.ufc.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Tecnologia wireless, móvel e ubíqua em sistemas para ensino/aprendizagem;
- Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendizagem;
- Métodos, padrões e repositórios de recursos educacionais digitais;
- Hardware e plataformas para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
- Arquiteturas pedagógicas para educação a distância;
- Ambientes, metodologias e sistemas de autoria para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
- Ambientes e sistemas para para aprendizagem formal, informal e não-formal;
- Internet das coisas aplicada ao ensino/aprendizagem;
- Ecossistemas digitais de aprendizagem;
- Design de currículo em ambientes e sistemas para ensino/aprendizagem;
- Metodologias para avaliação da qualidade de recursos e tecnologias educacionais digitais;
- Engenharia de software e gerência de projetos de software educacional;
- Métodos, padrões e processos de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais para ensino/aprendizagem;
- Estratégias e ferramentas para medição e avaliação do aprendizado;
- Modelos, técnicas e métodos para medição do uso, adoção e aceitação de tecnologias educacionais;
- Robótica educacional.
Trilha 2: Jogos Educacionais e Tecnologia Inovadora para Educação
Coordenadores: Profa. Dra. Letícia Lopes Leite (UnB) - llleite@unb.br - e Prof. Dr. Rafael Dias Araújo (UFU) - rafael.araujo@ufu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Ambientes/ferramentas para desenvolvimento de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim para apoiar o processo ensino/aprendizagem;
- Método, análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim educativos;
- Avaliação do ensino/aprendizagem a partir de jogos/jogos sérios/RV/RA/robótica/Sim;
- Jogos sérios digitais para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Desenvolvimento de habilidades metacognitivas por meio de jogos sérios digitais;
- Questões sociais e éticas na aprendizagem baseada em jogos digitais;
- Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Mundos virtuais 2D/3D para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Ambientes para gamificação para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Método, análise, projeto e desenvolvimento de gamificação para apoiar o ensino/aprendizagem;
- Avaliação da gamificação no apoio ao ensino/aprendizagem;
- Projeto, implementação e avaliação de laboratórios online para aulas práticas na educação;
- Proposta, desenvolvimento e avaliação de livros didáticos interativos;
- Sistemas e aplicações multimídia para suporte ao ensino/aprendizagem.
Trilha 3: Fatores Humanos em Tecnologia Digital na Educação
Coordenador: Prof. Dr. Henrique Nou Schneider (UFS) - hns@terra.com.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Projeto e avaliação de interfaces com foco no ensino/aprendizagem;
- Visualização de informação em sistemas para ensino/aprendizagem;
- Design participativo de tecnologias educacionais;
- Interfaces de hardware e/ou software para educação especial;
- Design inclusivo em educação;
- Interfaces multimodais;
- Avaliação de acessibilidade de tecnologias educacionais;
- Diretrizes e recomendações de design para a acessibilidade de tecnologias educacionais;
- Tecnologias assistivas em processos educacionais;
- Aspectos sociais, motivacionais e afetivos em ambientes computacionais para ensino/aprendizagem;
- Projeto de aprendizagem e abordagens de formalização para apoiar a perspectiva CSCL;
- Aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos de CSCL;
- Uso de mídias sociais em cenários CSCL;
- Apoio a comunidades de Aprendizagem baseadas na Web com ferramentas CSCL.
Trilha 4: Sistemas Inteligentes e Adaptativos
Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Azevedo Dorça (UFU) - fabianodor@ufu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Tutoria inteligente e scaffolding;
- Sistemas baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes;
- Sistemas adaptativos e personalização;
- Sistemas de gerência de conteúdo;
- Mineração de dados, texto e web;
- Learning analytics;
- Representação e análise de discurso;
- Manipulando incerteza e múltiplas perspectivas em ambiente educacional;
- Recuperação da informação para apoio ao professor/estudante;
- Modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas;
- Modelagem de contextos;
- Padrões tecnológicos para conteúdos, portfólios, informação de aprendiz, competências;
- Aplicações educacionais e dados ligados;
- Uso de ontologias;
- Smart learning environments (ambientes inteligentes para aprendizagem);
- Apoio à tomada de decisões pedagógicas.
Trilha 5: Pensamento e Design Computacional
Coordenador: Prof. Dr. Crediné Silva de Menezes (UFRGS) - credine@gmail.com
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Pensamento Computacional no Processo de Aprendizagem
- Teorias e Práticas do Pensamento Computacional
- Computação Criativa
- Pensamento Computacional e Transdisciplinaridade
- Recursos para o Ensino de Pensamento Computacional
Trilha 6: Tecnologias na Educação em Computação
Coordenadores: Prof. Dr. Roberto Almeida Bittencourt (UEFS) - roberto@uefs.br - e Prof. Ms. Esdras Lins Bispo Junior (UFJ) - bispojr@ufg.br
Esta trilha é fruto da convergência entre duas áreas: a Educação em Computação e a Informática na Educação. Recomenda-se fortemente a leitura do artigo "Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais", disponível no link a seguir https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p509/6727.
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Disciplinas da Computação
- Tecnologias na Aprendizagem Colaborativa de Computação
- Tecnologias na Avaliação da Educação em Computação
- Educação em Computação a Distância
- Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos das Tecnologias na Educação em Computação
- Tecnologias para Inclusão e Diversidade na Educação em Computação
- Tecnologias na Educação em Computação na Escola
- Tecnologias na Educação Profissional em Computação
- Mineração de Dados Educacionais na Computação
- Objetos de Aprendizagem na Educação em Computação
- Tecnologias na Gestão da Educação em Computação
- Realidade Virtual e Aumentada na Educação em Computação
- Redes e Mídias Sociais na Educação em Computação
- Jogos e Simuladores na Educação em Computação
- Tecnologias Wireless, Móveis e Ubíquas na Educação em Computação
- Interação Humano-Computador na Educação em Computação
- Robótica e Cultura Maker na Educação em Computação
- Web Semântica e Ontologias na Educação em Computação.
Orientação Aos Autores
Os artigos submetidos ao SBIE devem posicionar o trabalho apresentado (pesquisa ou estado da arte) em relação aos trabalhos relacionados veiculados na literatura especializada, mostrando a necessidade para uma abordagem nova ou o aprimoramento de uma existente. Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica.
As submissões deverão ser feitas em uma única etapa e devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, através do sistema JEMS. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Algumas normas adicionais devem ser observadas:
- Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
- Os artigos resumidos deverão ter entre 04 (quatro) e 05 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e referências biblográficas. Artigos resumidos serão publicados na mesma categoria dos artigos de workshop e não com o qualis de Artigos Completos.
- Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
- Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
- Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Da mesma forma, no corpo do artigo devem ser omitidas as informações que permitam a identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados).
- As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas.
Avaliação e Critérios de Revisão
A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/SBIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double blind review) e cada artigo será analisado por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.
Os trabalhos submetidos devem contemplar um posicionamento sobre uma teoria da aprendizagem e mostrar como estes são aplicados na prática educacional. Devem demonstrar a qualidade acadêmica avaliada pela solidez da metodologia utilizada, pela qualidade/profundidade da fundamentação teórica e pela qualidade/profundidade da análise e da discussão dos resultados. Além disso, estes trabalhos devem manter um alto nível de qualidade acadêmica, refletindo sobre como este trabalho estende ou se distingue de outros trabalhos semelhantes.
Aspectos a serem avaliados nos textos completos e resumidos:
- Aderência ao evento / trilha: O artigo se adequa ao SBIE? O artigo adequa aos temas da trilha?
- Fundamentação pedagógica e / ou tecnológica: Como o trabalho (pesquisa ou estado da arte) se apoia em teorias pedagógicas ou em novo uso de tecnologia para apoiar o ensino e a aprendizagem?
- Originalidade: Como a pesquisa (ou estado da arte) contribui para inovação no uso de tecnologias digitais na educação?
- Contribuição do trabalho: Como a proposta submetida (pesquisa ou estado da arte) contribui para os avanços na área de Informática na Educação?
- Qualidade científica: O trabalho (pesquisa ou estado da arte) foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação às alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
- Contexto: Com que eficácia relaciona o trabalho proposto (pesquisa ou estado da arte) aos trabalhos relacionados, demonstrando um forte conhecimento do contexto da trabalho?
- Qualidade técnica do texto: Clareza, organização e rigor de linguagem em que o texto está escrito.
- Avaliação global: Reflete a combinação os itens anteriores.
Apresentação e publicação dos trabalhos selecionados
Uma vez que os trabalhos tenham sido aprovados para apresentação e publicação, os autores devem além de atender as orientações para escrita e submissão do artigo, enviar um vídeo com a apresentação do trabalho com as seguintes indicações:
Sobre os vídeos de apresentação
- Artigos completos e resumidos: de 05 a 10 minutos;
- Trazer os tópicos sugeridos na construção do artigo, quais sejam: Identificação e filiação institucional dos autores, Introdução, Métodos, Resultados e Discussões e Conclusões. Sugere-se que maior parte da apresentação seja dedicada aos métodos, resultados e discussão e conclusões;
- Os autores são livres para escolher a melhor forma de produzir o vídeo. Entretanto, recomenda-se fortemente que os aspectos visuais e, principalmente, orais da apresentação sejam priorizados. Seja criativo!;
- Os vídeos serão enviados pelo JEMS, junto com termo de anuência para edição e publicação da mídia pela organização do CBIE 2020. Aos vídeos serão adicionadas vinhetas do CBIE 2020 e, futuramente, publicados em ambiente abertos e públicos para a comunidade como forma de expandir o alcance e divulgação dos trabalhos;
- Os trabalhos que não tiverem seus vídeos enviados ou em conformidade com as orientações, serão considerados rejeitados.
Sobre as sessões técnicas virtuais:
- As sessões técnicas de apresentação virtual serão compostas de até 6 trabalhos e organizadas priorizando as temáticas declaradas nos trabalhos e diversidade de autores;
- As sessões ocorrerão, durante o período do CBIE 2020, a partir de ambiente virtual (a ser definido) por meio de videoconferência, para as atividades síncronas, e fórum, para as interações assíncronas. Ao efetuar o pagamento da inscrição, o participante terá sua credencial de acesso ao ambiente liberada conforme a modalidade escolhida (autor ou participante);
- A organização compilará os vídeos de cada sessão e os disponibilizará, previamente, para os interessados em participar da sessão, bem como, durante o dia e hora destinado para sua realização;
- Após a apresentação do compilado de vídeos da sessão (um total de até 60min), serão dedicados tempo para discussão síncrona dos trabalhos. Haverão até 30min para o debate entre autores, coordenador de sessão e platéia por meio de videoconferência. Dúvidas e comentários adicionais, poderão ser feitos de forma assíncrona em um fórum dedicado à sessão;
- Será obrigatório que, durante a realização da sessão, pelo menos um dos autores do trabalho, preferencialmente aquele que se inscreveu na categoria de apresentador, esteja presente virtual e sincronicamente na sessão a qual seu trabalho foi alocado. Para viabilizar a participação dos autores, a organização do CBIE 2020 ou evento satélite poderá emitir declaração indicando a necessidade de participação do autor. Adicionalmente, a organização poderá solicitar aos participantes indicações de melhores datas e horários para apresentação.
O artigo completo que for aprovado será publicado nos anais do SBIE, desde que:
- pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, esta inscrição vale para todas as publicações do mesmo autor;
- os autores incluam na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até o dia 07/10/2020. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.
Datas Importantes
- Data limite para submissão dos artigos:
05/07/202019/07/202002/08/2020 - Notificação de aceitação dos artigos:
21/08/202004/09/202018/09/202023/09/2020 - Data limite para envio das versões finais dos trabalhos:
04/09/202011/09/202025/09/202030/09/2020 - Data limite para envio do Vídeo de Apresentação:
11/09/202018/09/202002/10/202007/10/2020 - Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho:
11/09/202018/09/202002/10/202007/10/2020
Termo de Autorização da Obra
O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA OBRA
Coordenação do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)
- Adja Ferreira de Andrade (adja@imd.ufrn.br)
- Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto (screspo@id.uff.br)